Luciano Spalletti
Luciano Spalletti - Foto: IMAGO

Atenção, Sporting: italianos revelam segredos da 'nova' Juventus

Chegada de Spalletti mudou a 'vecchia signora', que esta terça-feira mede forças com os leões na Champions

Na véspera da receção ao Sporting, a Imprensa italiana dá a conhecer as mudanças registadas na Juventus desde a chegada de Luciano Spalletti ao comando técnico, como sucessor de Igor Tudor.

«A nova Juve de Spalletti: da chave mental à cumplicidade, a estratégia do ex-selecionador» é o título de um artigo do Corriere dello Sport sobre a transformação operada no emblema de Turim, para reerguer a velha senhora.

Segundo a publicação, «coragem, leveza e cumplicidade» são três palavras-chave no código do antigo selecionador italiano. Começando pela primeira, o técnico pretende ir além das questões técnicas e táticas, apostando muito na mentalidade, que se baseia na eliminação do medo, porque «a camisola da Juve pesa e falta liderança».

Quanto à «leveza», é uma das tónicas pré-jogo de Spalletti. O que o treinador pretende é que os jogadores se divirtam a jogar, com uma agressividade saudável, visando impor-se, sem hesitações, e ganhar, lançando esse desafio em jeito de pergunta: «Somos ou não somos a Juve?».

Por fim, a cumplicidade, a união, o espírito de grupo, que para o italiano representam aquilo que é necessário para os bianconeri elevarem o nível. A base está na solidariedade no balenário e é uma relação saudável com os jogadores, que sempre marcou a carreira de Spalletti, que quer impor em Turim — ficou apenas a mágoa por não ter tido sucesso na squadra azzurra.

«Na Juve, do ponto de vista emocional, chegou com motivações extraordinárias. Vai transferir a sua raiva, quer conquistá-los. Procurará desde já algumas correções. Em campo, em Cremona, viu coisas boas e outras menos boas, antes e depois do intervalo. Acima de tudo, as distâncias demasiado longas e mal respeitadas. Pode-se defender, mas é preciso estar mais compacto. O 'bloco da equipa' deve manter-se sólido como granito», lê-se no jornal italiano.