Atalanta e Inter: 'nerazzurri' de nascença e em grande forma na Serie A
A Atalanta registou uma vitória convincente por 4-0 na receção ao Parma, em jogo da 22.ª jornada da Serie A. Desta forma, os bergamascos deram continuidade à sua ascensão no campeonato, onde somam quatro triunfos e um empate nas últimas cinco rondas, registo apenas igualado pelo líder Inter no mesmo período.
Os nerazzurri (igual alcunha à da equipa de Milão devido ao azul e preto no equipamento principal) adiantaram-se no marcador aos 15 minutos, com Gianluca Scamacca a converter uma grande penalidade assinalada por falta de Sasa Brkic sobre Nicola Zalewski. Nove minutos depois, o capitão Marten de Roon dobrou a vantagem da equipa com um belo remate, após assistência de Charles De Ketelaere.
Aos 73 minutos, Giacomo Raspadori, contratado ao Atlético de Madrid neste mercado de inverno por 22 milhões de euros, marcou o seu golo de estreia pelos anfitriões com um remate à queima-roupa, após passe do suplente Nikola Krstovic. Já nos descontos, foi o próprio montenegrino quem selou o resultado final, na recarga a um remate defendido de Honest Ahanor.
Com esta vitória, a Atalanta consolidou o sétimo lugar na classificação, com 35 pontos, enquanto o Parma ocupa a 14.ª posição, com 23 pontos, após ver quebrada a sua série de três jogos sem perder. Após um início de época complicado, na ressaca da saída do histórico treinador Gian Piero Gasperini para a Roma, e que culminou no despedimento de Ivan Juric, agora Raffaele Palladino começa a levar o barco a bom porto... e às portas das competições europeias.
Golaço ucraniano em vitória de Vitinha
Também este domingo, na 22.ª jornada da Serie A, o Génova venceu o Bolonha por 3-2 e abriu uma vantagem de seis pontos para a a primeira equipa na zona de despromoção (a Fiorentina). O técnico Daniele De Rossi colocou o português Vitinha no onze, mas o português formado no SC Braga, que sempre foi um avançado, até jogou a médio.
Esta foi uma vitória ainda mais especial para o Génova, já que esteve a perder por 0-2. O Bolonha adiantou-se através de Lewis Ferguson (35’) e Sebastian Otoa ainda fez (47’) um autogolo.
A recuperação genovesa começou com um golaço (62’) de Ruslan Malinovskyi. O ucraniano marcou um livre direto a praticamente 30 metros da baliza, dando uma pancada seca na bola que desceu na altura certa para passar por cima de Justin Bijlow e por baixo da trave.
Caleb Ekuban (78’) e Junior Messias (90+1’) completaram a reviravolta que deixa o Génova com 23 pontos e no 13.º lugar. O Bolonha está em 8.º, com 30 pontos.