Arteta sobre Guardiola: «Era o meu herói»
Após terminar a carreira de futebolista profissional, em 2016, Mikel Arteta trabalhou como treinador adjunto de Guardiola no Manchester City, antes de assumir o seu primeiro projeto como treinador principal, no Arsenal, em dezembro de 2019.
O treinador dos Gunners nunca escondeu a sua admiração, que começou ainda no século passado, pelo agora treinador rival.
Em 1999, Arteta ingressou na famosa academia do Barcelona, La Masia, vindo do Antiguoko, e esteve dois anos nos escalões de formação blaugrana antes de representar a equipa B entre 1999 e 2002. Durante esse período, Guardiola era uma figura central na equipa principal.
«Conheci-o quando tinha 15 anos. Era o meu herói como jogador. Acabámos por trabalhar juntos e vivi um dos melhores períodos da minha vida. E, mais uma vez, se hoje estou sentado nesta cadeira, é, em grande parte, graças a ele», disse à Sky Sports.
«Deu-me oportunidade sem nunca ter treinado ninguém»
O antigo jogador e agora treinador do Arsenal também explicou porque se juntou ao técnico catalão dos citizens.
«Provavelmente pela nossa afinidade em termos de filosofia e pela forma como fomos educados em Barcelona. Depois, porque achei que era o passo certo para mim, sair do clube para aprender com outras pessoas e ter experiências diferentes. E ele deu-me a oportunidade de ir diretamente para a sua equipa técnica, sem nunca ter treinado ninguém. Foi uma das melhores decisões da minha vida», afirmou perentoriamente.
Curiosamente, neste momento a equipa de Arteta lidera a Premier League com 26 pontos, mais quatro do que o segundo classificado, o City de Guardiola.