Haaland iguala recorde com mais de 60 anos
Além da qualificação para o Mundial e da goleada frente a Itália, Erling Haaland tem mais motivos para sorrir.
O avançado da Noruega igualou um recorde internacional da FIFA que permanecia intacto há mais de 60 anos: 11 jogos consecutivos a marcar por seleções.
A impressionante série do jogador do Manchester City pela sua seleção começou a 14 de novembro de 2024, quando marcou na vitória sobre a Eslovénia.
Desde aí, a seleção norueguesa só não venceu um amigável recente contra a Nova Zelândia (1-1), mas no qual Haaland não participou.
O recorde anterior pertencia a Abdul Ghani Minhat, da Malásia, que marcou em 11 jogos consecutivos entre 28 de maio de 1961 e 28 de agosto de 1962, um feito confirmado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
Qual o máximo de Ronaldo e Messi?
Em comparação, a melhor série de Cristiano Ronaldo a marcar pela seleção nacional de Portugal foi de 6 jogos, algo que conseguiu por duas vezes, a mais recente entre 7 de junho e 17 de novembro de 2019.
Já, Messi esteve mais perto, tendo marcado em 8 jogos consecutivos pela Argentina, entre 3 de dezembro de 2022 e 8 de setembro de 2023.
Curiosamente, essa série sucedeu a outra de seis jogos, com as duas a serem separadas por apenas uma partida em que ficou em branco, na vitória por 2-0 sobre a Polónia no Mundial de 2022.
Se tivesse marcado nesse jogo (em que até desperdiçou um penálti), o astro argentino teria faturado em 15 jogos seguidos.