«Conheço o Guardiola desde os 15 anos, não faz jogos psicológicos»
O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, defendeu esta sexta-feira que a principal tarefa neste momento é injetar uma dose de otimismo no grupo após a derrota frente ao Manchester United, numa altura em que a equipa continua na liderança isolada da Premier League, com quatro pontos de vantagem sobre o Manchester City. Além de falar do desafio com o Leeds, desta jornada, apontou à luta com a turma de Pep Guardiola, que bem conhece, já que foi seu adjunto no passado.
«Quando se perde um jogo, sente-se muitas emoções. Tenho um grupo de futebolistas muito competitivos, que ambicionam os mais altos feitos e, quando não os alcançam, começam a questionar-se. O meu papel é trazer uma dose de otimismo e realismo em relação a onde nos encontramos. O nosso clube tem uma longa história e, ainda assim, é difícil encontrar um momento em que, em fevereiro, estivéssemos nesta posição. Rapazes, estamos a fazer tantas coisas tão bem, vamos focar-nos nisso», disse o técnico espanhol.
Noutro plano, garantiu que continua a manter boas relações com Guardiola, rejeitando qualquer guerra psicológica entre os dois, pese as comparações com Sir Alex Ferguson e Arsène Wenger, históricos técnicos de Manchester United e Arsenal: «Esta relação é diferente. Conheço o Pep desde os 15 anos e vivi com ele quatro anos e meio todos os dias. Tenho a certeza de que ele tem excelentes relações também com Enzo Maresca, com quem trabalhou, mas, ainda assim, podem ser rivais.»
«A mesma situação acontece com os futebolistas. Granit Xhaka foi meu futebolista aqui, adoro-o, mas quando entrarmos em campo, vamos começar uma guerra, porque ele é assim e eu estou ciente disso. Continuamos a falar com o Pep [Guardiola], ele diz o que sente aos meios de comunicação, é isso. Não penso que faça jogos psicológicos. Se houver, que haja. Não presto muita atenção a essas coisas. Apenas temos de entrar em campo e jogar», acrescentou.
Arteta confirmou ainda que William Saliba e Jurrien Timber estão aptos, após terem sido poupados na Champions.
Artigos Relacionados: