Igualdade a um golo tirou dois pontos de vantagem aos 'gunners' no topo da Premier League

Arsenal perde margem no topo da Premier League

'Gunners' e 'bees' empataram a um golo, em jogo marcado pela desinspiração ofensiva da equipa visitante

A jornada 26 da Premier League terminou com o primeiro e o segundo classificados mais perto um do outro do que quando começou. O Arsenal empatou esta quinta-feira a um golo em casa do Brentford e perdeu margem na liderança da liga inglesa.

Os comandados de Arteta tiveram, de início a fim, um jogo muito desinspirado no ataque. Os números nem sempre dizem tudo, mas, desta vez, os dois remates enquadrados ao longo de 90 minutos são espelho disso mesmo. Do outro lado, o Brentford soube, numa primeira fase, aproveitar as aberturas que os gunners foram oferecendo e, nos últimos minutos, forçar cada vez mais o erro do adversário. A primeira parte, parca em oportunidades, teve no cabeceamento de Igor Thiago na pequena área, ao minuto 22, a grande oportunidade, num lance em que David Raya, que havia colocado a bola diretamente nos pés do adversário, redimiu-se com uma enorme intervenção.

O segundo tempo chegou ao Gtech Community Stadium, casa dos bees, já sem Eze e com o retornado Odegaard, que havia falhado os últimos dois jogos dos gunners devido a lesão. Aos 61 minutos, Saka, também ele de regresso à convocatória (já não jogava desde a derrota por 2-3 frente ao Man. United, a 25 de janeiro), estava pronto para entrar. A substituição foi, porém, adiada após Madueke justificar mais alguns minutos em campo: Hincapié cruzou da esquerda, o extremo inglês ganhou nas alturas a Henry e, de cabeça, fez, com o primeiro remate enquadrado do Arsenal, o 1-0.

O golo serviu para o jogo, até então amarrado, muito fechado e algo cinzento, abrir e ganhar cor. E nos 10 minutos seguintes as oportunidades seguiram-se umas às outras. Lewis-Potter cabeceou ao lado, Kayode impediu Gyokeres de fazer, a poucos metros da baliza, o remate que poderia aumentar a vantagem e Igor Thiago permitiu que David Raya impedisse o empate. Mas este haveria mesmo de chegar. Kayode lançou para a área, Van den Berg desviou e, com um mergulho voador, Lewis-Potter ganhou a frente a Odegaard e fez o empate.

O golo marcado foi motivador para o Brentford, que, a partir daí, começou a forçar mais erros do Arsenal, a ter mais bola e a chegar mais perto da baliza de Raya. Mosquera conseguiu, após perder a frente para Igor Thiago, recuperar a posição e evitar o remate certeiro do brasileiro, que ainda atirou por cima em boa posição aos 90'+2. A melhor oportunidade depois do empate pertenceu aos líderes da Premier League, num lance em que Timber, servido por Gyokeres, colocou em Martinelli, mas, isolado, o extremo do Arsenal permitiu que Kelleher lhe fechasse o ângulo.

Foi, de resto, a única grande oportunidade do Arsenal depois do golo do empate. O Brentford esteve mais vezes perto da reviravolta que os gunners de regressarem à vantagem, num jogo em que, com muito pouco caudal ofensivo, o primeiro classificado do campeonato permitiu a aproximação do Manchester City, que entrou para esta jornada a seis pontos do topo da tabela e terminou-a a um.

#DAZNPremier