Venus Williams no US Open aos 45 anos
Venus Williams no US Open aos 45 anos - Foto: IMAGO

Aos 45 anos, Venus Williams recebe ovação no US Open após regresso especial

É talvez o momento do torneio feminino do US Open nos primeiros dias: a lenda do ténis de 45 anos, Venus Williams, regressou. A mulher que venceu o torneio duas vezes no início deste século participou pela 25.ª vez e disputou um jogo memorável

Venus Williams, heptacampeã de Grand Slam recebeu um wildcard para o torneio no seu país natal após ter regressado aos singulares no início deste verão. Mais de 20 mil fãs no estádio Arthur Ashe aguardavam com grande expectativa o seu encontro contra Karoline Muchova, a 11.ª cabeça de série.

Público aplaude Venus Williams

O público da casa estava, naturalmente, do lado da lenda do ténis - que fez a primeira aparição em 1997, com 17 anos -, que foi massivamente incentivada e aplaudida a cada ponto conquistado. Durante muito tempo, Williams, que se tornou na participante mais velha de sempre depois de Renee Richards (47 anos em 1981), pôde sonhar com uma proeza histórica. Perdeu o primeiro set (3-6), mas para alegria do público, Williams venceu o segundo set de forma convincente (6-2).

No entanto, a veterana, que conquistou sete Grand Slams na sua carreira, ficou sem forças. No decisivo terceiro set, foi derrotada por 1-6.

Assim, o torneio chega ao fim logo na primeira ronda para a mulher que venceu o US Open duas vezes (2000, 2001) e Wimbledon cinco vezes (2000, 2001, 2005, 2007, 2008). O mesmo aconteceu em 2023, quando participou pela última vez num Grand Slam.

Ainda assim, o público entusiasta presenteou-a com uma ovação de pé. A checa Muchova estava, claro, radiante com a vitória, mas ficou surpreendida com o fervor do público local. «Estava bastante tensa. Vocês deixaram-me tensa», disse ela no court durante a entrevista rápida: «O ambiente foi incrível. Quer dizer, ela (Williams) é uma lenda do nosso desporto.»

O que a antiga número um do mundo fará a seguir não é claro. Antes do jogo, afirmou que o ténis estava 'no seu ADN' e que queria continuar a praticar o desporto para sempre.

Sugestão de vídeo: