António Carvalho está suspenso provisoriamente. Foto FPC
António Carvalho está suspenso provisoriamente. Foto FPC

António Carvalho suspenso devido a anomalias no passaporte biológico

O corredor de 36 anos da Feirense-Beeceler foi duas vezes terceiro classificado na Volta a Portugal

António Carvalho, duas vezes terceiro classificado na Volta a Portugal, foi, hoje, suspenso provisoriamente pela União Ciclista Internacional (UCI) devido a anomalias no passaporte biológico nos anos de 2018, 2023 e 2024.

O português, de 36 anos, subiu ao último lugar do pódio na Volta em 2022 e 2023. Na sua carreira, o ainda ciclista do Feirense-Beeceler representou a LA Alumínios-Antarte (2013-2014), antes de mudar-se para W52-Quinta da Lixa, depois denominada W52-FC Porto, onde esteve até 2019. Passou, depois, pela Efapel, antes de transferir-se para a equipa de Santa Maria da Feira.

Além dos resultados na Volta a Portugal, António Carvalho conquistou duas edições do Grande Prémio Jornal de Notícias (2015 e 2018) e venceu duas vezes no alto da Senhora da Graça (2019 e 2022).

Este caso soma-se a outros recentes no pelotão que voltaram a chamar a atenção para os testes biológicos, como o de Oier Lazkano, que também foi suspenso provisoriamente em outubro por valores anormais no seu passaporte.

Ambos os casos sublinham a crescente vigilância da UCI e da ITA em relação às flutuações hematológicas dos ciclistas e seu compromisso com a integridade do desporto. Para já, o português não poderá competir até que o processo disciplinar seja concluído e se determine se cometeu alguma violação das regras antidoping.

O passaporte biológico baseia-se na monitorização de determinados parâmetros biológicos - através de amostras de sangue e de urina - , que, de uma forma indireta, podem revelar os efeitos da utilização de substâncias ou métodos proibidos.