Mauro Bressan - Foto: IMAGO
Mauro Bressan, antigo jogador da Fiorentina - Foto: IMAGO

Antigo colega de Rui Costa reclama: «A bicicleta do Ronaldo foi perfeita, mas...»

Mauro Bressan relembrou pontapé espetacular em 1999 ao serviço da Fiorentina

Mauro Bressan viveu o pico de uma carreira de duas décadas como futebolista em Florença. O médio, que coincidiu com Rui Costa na Fiorentina entre 1999 e 2001, adquiriu um estatuto de herói de culto nos primeiros meses ao serviço do clube.

No 14.º minuto da receção da Fiorentina ao Barcelona na fase de grupos da UEFA Champions League, a 2 de novembro de 1999, Bressan foi o autor de um golaço inesquecível. O médio italiano aproveitou uma bola perdida para, a alguns metros da grande área dos blaugrana, desferir uma bicicleta exímia que só terminou no fundo das redes adversárias.

O autor de um dos pontapés de bicicleta mais míticos de sempre defendeu a unicidade do remate, em entrevista à La Gazetta dello Sport. «Nunca vi um melhor. Piadas à parte, o golo do Cristiano Ronaldo contra a Juventus [a 3 de abril de 2018] foi perfeito, mas nunca vi ninguém marcar a partir de uma bola longa sem cruzamento como eu fiz. A dificuldade foi a luz: quase não conseguia ver a bola.»

Bressan revelou que no final da partida contra o Barcelona (3-3) o então treinador da Fiorentina, Gioavanni Trapattoni, que comandou o Benfica em 2004/05, estava incrédulo: «Disse-me que o golo seria falado durante décadas. Quase 30 anos depois, vejo-o de vez em quando.»

«O Artemio Franchi estava cheio, as luzes a cegar-me, a bola desceu lentamente e eu realizei o sonho de um rapaz que ajudava os pais a trabalhar no restaurante da família», frisou Bressan que guardou melhores recordações de Rui Costa do que de Gabriel Batistuta.

A solidão de Batigol incomodava Bressan: «Celebrava sozinho, debaixo da Curva. Nunca tive uma relação pessoal com ele. O líder era o Rui Costa.»