André Bernardo: «Cristiano Ronaldo é a maior marca do mundo»
André Bernardo, vice-presidente do Sporting, esteve presente, este sábado, na Cidade do Futebol, para participou no Portugal Football Summit, ao lado do presidente dos italianos do Como, Mirwan Suwarso, e Stacy Johns, Chief Business Officer do Los Angeles FC, num painel denominado 'Crescer com Alma: Como os Clubes se Expandem Sem Perder a Sua Herança'.
O dirigente leonino falou sobre a estratégia aplicada no clube de Alvalade, realçando o trabalho feito em torno da Academia Cristiano Ronaldo.
«O nosso core business é o desporto e os jogadores são uma componente fundamental. Os jogadores são heróis, mas também são pessoas e há pessoas que, por vezes, descuram este aspeto, tentam copiar. Na era digital, estes jogadores são muito mais poderosos do que algumas marcas. Cristiano Ronaldo é a maior marca do mundo e é uma pessoa única. Naturalmente tem uma equipa que o apoia, mas é um one man show», começou por dizer.
Vejam o Quenda, as suas origens, é bom que tenham esta ligação emocional ao clube. Ultrapassa o mundo do futebol. Muitos vivem na academia desde os 12, 13 anos. De mil jovens só 0,1% é que têm sucesso...
«Na equipa de Portugal campeã da Europa, em 2016, 80 por cento eram jovens formados no Sporting. Naturalmente que temos de alavancar isso, a maior parte deles orgulha-se de ter sido formado na Academia, o Cristiano é bom exemplo, mas há outros, que vieram de origens humildes e difíceis. Todos sabem a história do Cristiano, da mãe, uma grande fã do Sporting, foi ela que o trouxe quando era menino para a academia», completou.
E nomeou outros exemplos: «Temos a Academia, os miúdos, vejam o Quenda, as suas origens, é bom que tenham esta ligação emocional ao clube. Ultrapassa o mundo do futebol. Muitos vivem na academia desde os 12, 13 anos. De mil jovens só 0,1% é que têm sucesso.»
Novidades a caminho
André Bernardo falou ainda de alguns projetos que estão em desenvolvimento: «Vamos mudar a plataforma de comércio eletrónico, vamos lançar o My Way. É a canção, o hino do clube. Estamos a apostar na personalização, cabe às pessoas escolher a sua própria coleção, combinar várias peças. Trata-se de nos aproximarmos do público com as ferramentas que temos podemos fazê-lo a nível internacional. Esperamos que estas e outras ferramentas nos ajudem a chegar a público mais internacional.»
O dirigente leonino abordou também nova presença dos verdes e brancos na UEFA Champions League: «Em primeiro há o retorno financeiro, mas em termos de reputação tudo muda se temos historial na Champions. Quando se começa a entrar, a publicidade e atenção que a marca recebe é enorme. Também há impacto direto nos jogadores, aumenta o seu valor, e diminuem-se as dúvidas de que podem ter sobre vir jogar para Portugal. Há efeitos diretos e indiretos. É uma passagem para o palco global.»