Lando Norris não saiu do primeiro lugar no GP do México
Max Verstappen cortou a primeira curva no GP do México - Foto: IMAGO

GP do México: Norris domina e tira a liderança do Mundial a Piastri por um ponto

Luta pelo Campeonato de Pilotos está ao rubro e, a quatro corridas do final da temporada, o britânico ultrapassou o australiano

Um ponto! É apenas isso que separa a dupla da McLaren na luta pelo Campeonato de Pilotos após o Grande Prémio do México, que deu um novo líder do Mundial: Lando Norris dominou a corrida do princípio ao fim, venceu por 35 segundos e, a quatro corridas do final da temporada, tirou Oscar Piastri do primeiro lugar, por apenas um ponto.

A partir da primeira curva, a vitória do britânico nunca esteve em dúvida. Ao contrário do que nos tem habituado, Norris arrancou bem e ganhou logo o lado interior, deixando a dupla da Ferrari a lutar entre eles e... Max Verstappen, que passou por Russell e arriscou tudo para tentar ganhar mais posições, mas acabou por abusar e ir para fora de pista.

O arranque causou bastante polémica, com Russell a pedir uma penalização para o neerlandês, que nunca surgiu. Algumas voltas depois, Verstappen conseguiu passar por Hamilton, mas só depois de lhe tocar. Na curva seguinte, o britânico bloqueou os pneus e teve de ir por fora, mas não seguiu as instruções da direção de corrida e levou 10 segundos de penalização, enquanto o tetracampeão saiu ileso. No entanto, Bearman, que ganhou várias posições no arranque, aproveitou a confusão entre os dois e ultrapassou Verstappen, passando a ser terceiro classificado!

Não conseguiu o seu primeiro pódio, mas Bearman acabou mesmo em quarto lugar, a sua melhor classificação da carreira, além de ter sido eleito o piloto do dia. Quem teve um péssimo arranque foi Piastri, que desceu de sétimo para nono e esteve metade da corrida a recuperar essas posições perdidas. Perto do final, conseguiu ultrapassar a dupla da Mercedes com muito esforço, mas já não apanhou Bearman em quarto lugar e ficou-se pelo quinto, que significou a perda da liderança do Mundial por apenas um ponto. Se tivesse passado o piloto da Haas, teria continuado a ser o líder, também por um ponto!

Já Norris foi construindo tranquilamente a vantagem na liderança e usou a estratégia de apenas uma paragem, tal como Leclerc e Verstappen, ao contrário dos restantes. Foi uma estratégia acertada, até porque foi esse trio que acabou no pódio. O monegasco aguentou o segundo lugar até ao fim, embora pudesse muito bem ter perdido a posição para Verstappen na última volta, mas o abandono de Sainz provocou a saída do safety car virtual e estragou o final de corrida que prometia ser emocionante.

O espanhol não foi o primeiro piloto a abandonar, foi o quarto, depois de Lawson logo na sexta volta, de Hulkenbeg na volta 28 e de Fernando Alonso na 36. De resto, a Mercedes também desiludiu e a sua estratégia não funcionou: Antonelli e Russell acabaram em sexto e sétimo lugar, respetivamente, com Hamilton em oitavo por causa da penalização (cumprida cedo). Ocon (9.º) e Bortoleto (10.º) também conseguiram pontuar. Segue-se o GP do Brasil, a 9 de novembro!