MIguel é recordista nos 200 livres e só é superado por Diogo Ribeiro nos 50 e 100 'crawl' e mariposa Fotografia Luís Filipe Nunes/FPN

Algés tentou levar Nascimento do Benfica

Formação de Oeiras continua apostada em ter uma palavra a dizer no Nacional de clubes, em dezembro, e convidou o olímpico em Paris-2024, mas este recusou

Se a luta pela vitória no Nacional de clubes da I Divisão masculina e feminina for tão intensa como está a ser este arranque da temporada e os reforços de algumas formações, então o campeonato, que esta temporada se disputará em Albufeira, entre 21 e 22 de dezembro e em piscina curta, promete.

Uma coisa é certa, o Algés, uma das formações mais bem-sucedidas no evento, que é o mais colectivo de uma modalidade individual e no qual os nadadores mais fracos podem garantir um triunfo ou subida ao pódio, parece estar mesmo disposto a intrometer-se na luta pelos lugares cimeiros.

Isto porque, depois dos seniores Yuri Fomin, Ema Conceição e Cláudia Borges, e os juniores Carlota Boleixa, Li Tongueer e Ana Pires terem acompanhado o treinador José Machado na sua mudança do Benfica para o Algés, onde passou a trabalhar ao lado de André Ribeiro, que se mantém como coordenador da equipa de natação, o centenário clube do Concelho de Oeiras tentou pescar na Luz um nadador de outro calibre.

Nada mais, nada menos do que o olímpico Miguel Nascimento. Capitão de equipa das águias e uma das principais figuras desde que, em 2017/18, se mudou para os encarnados vindo do Portinado.

O contacto, efetuado ao mais alto nível de dirigente, aconteceu já depois de ter existido alguns convites a elementos da forte equipa do Benfica, liderada por Miguel Frischknecht. Facto que até obrigou a que o clube lisboeta melhorasse as condições a elementos de quem se espera sucesso no futuro a nível de Seleção e serão fundamentais para que o Benfica ambicione chegar ao tetra nos homens e recuperar o título no sector feminino, na posse do Sporting.

A proposta terá sido aliciante, até por causa de alguns complementos extra, no entanto, Nascimento, de 30 anos, recusou e manter-se-á no clube onde a estrela maior é Diogo Ribeiro. Os dois, aliás, estão integrados na seleta equipa do CAR Jamor orientada pelo treinador nacional Samie Elias.

Olímpico em Paris-2024, Miguel Nascimento conta com cinco presenças em Mundiais de 50 metros e três em piscina de 25m, assim como dois Europeus de longa e três de curta. Prata aos 50 livres nos Jogos Mediterrânicos Oran-2022, é o recordista nacional dos 200 livres tanto em piscina longa como curta e de 50 livres em curta, mas até à explosão de Diogo Ribeiro detinha todas as melhoras marcas de 50 e 100 metros crawl e 50 mariposa.