José Sócrates
José Sócrates

Advogado renuncia à defesa de Sócrates: «Recuso participar neste julgamento a brincar»

Pedro Delille já não representa antigo primeiro-ministro no âmbito da Operação Marquês

Pedro Delille, advogado de José Sócrates, renunciou à defesa do antigo primeiro-ministro no julgamento da Operação Marquês, pelo que o ex-chefe do Governo terá agora um advogado oficioso.

«Repudio e recuso participar e validar, um minuto mais que seja, neste simulacro de julgamento, neste 'julgamento a brincar'», declara o advogado no documento de renúncia, citado pelo Público.

Acrescenta a publicação que o documento deu entrada esta manhã no Tribunal Central Criminal de Lisboa e que a renúncia tem efeitos imediatos, estando já na sala de audiências, para a sessão desta terça-feira, o advogado oficioso.

A renúncia surge após momentos de tensão com a presidente do coletivo de juízas, Susana Seca. Além de participar disciplinarmente de Pedro Delille à Ordem dos Advogados, por causa do atraso na sessão de quinta-feira, a magistrada criticou a conduta do mesmo, quando este se tentou justificar: «Acabou a brincadeira! Não lhe dou a palavra! Estava notificado para comparecer às 9h30 e não compareceu, ao contrário de todos os seus colegas».