Campenaerts diz que não volta a urinar para o bidão. IMAGO
Campenaerts diz que não volta a urinar para o bidão. IMAGO

A história do xixi no bidão já cheira mal e Campenaerts explica-se

Ciclista da Visma Lease a Bike prometeu que não volta a urinar durante a corrida, mas que o fez para evitar que o público assistisse ao momento

Victor Campenaerts, Visma-Lease a Bike, veio a público explicar a polémica em torno do ato de urinar para um bidão durante as corridas. Num vídeo publicado pela equipa, o antigo recordista da hora esclareceu que a sua intenção era evitar urinar em público, uma prática ilegal na maioria dos países e desrespeitosa para com os espetadores.

«A pedido de muitas pessoas, explico a história do xixi no bidão», começou por dizer Campenaerts. «Na maioria dos países é proibido por lei urinar em público. Além disso, há muita gente na berma da estrada. A minha solução foi urinar para um bidão, para não ter de o fazer no jardim de alguém ou em cima das pessoas. Depois, devolvia o bidão ao carro de apoio. Portanto, as intenções eram apenas boas», justificou o o belga.

Campenaerts lamentou a ausência de zonas dedicadas ou casas de banho ao longo do percurso, como acontece em provas de triatlo, o que complica a situação em corridas que podem durar até sete horas. No entanto, o belga garantiu que não voltará a repetir o gesto, agora que a UCI proibiu expressamente a prática.

«Agora a UCI proibiu urinar para um bidão, por isso nunca mais me verão a fazê-lo», afirmou, acrescentando com alguma ironia: «As acusações de que sou o ‘inventor’ disto podem ser verdadeiras. Mas agora é proibido, por isso não voltará a acontecer».

No mesmo vídeo, os seus colegas de equipa Jonas Vingegaard e Sepp Kuss também comentaram o assunto. O ciclista dinamarquês admitiu nunca o ter feito, mas considerou que «é melhor do que urinar mesmo em frente ao público».

Já Sepp Kuss recordou um episódio semelhante: «Uma vez vi alguém urinar para o seu próprio bidão durante a etapa rainha do Tour. Não creio que alguém se tenha sentido ofendido. Se alguém viu, penso que ficou impressionado com a habilidade, a precisão e a higiene, creio eu».

A iniciar sessão com Google...