Vianense Bruno Costa contou com preciosa colaboração do vídeoárbitro (Foto Rogério Ferreira/Kapta+)
Vianense Bruno Costa contou com preciosa colaboração do vídeoárbitro (Foto Rogério Ferreira/Kapta+)

A análise de Pedro Henriques à arbitragem do FC Porto-Aves SAD

Trabalho globalmente positivo de Bruno Costa, com boas decisões nas áreas e contando com preciosa ajuda do vídeoárbitro

21'. Fora da área. Se houvesse infração, teria de ser marcada onde se tinha iniciado a ação, que seria fora da área. Contudo existe um contacto sem carga ou empurrão de Pedro Lima em Victor Froholdt na tentativa de chegar à bola.

24'. Sem penálti.  Leonardo Rivas está nas costas de Samu que cai assim que sente o contacto, sendo que o avançado espanhol é que recua e mais se desloca para trás e vai ao contacto com o jogador avense que tem a sua posição já ganha e que a mantem, tudo legal e sem motivo para castigo máximo. 

Positivo
Bruno Costa deixou jogar e privilegiou o contacto físico e isso refletiu-se nas apenas quinze faltas. A boa Intervenção do VAR.

26'. Só contacto.  Dentro da área dos dragões Martim Fernandes avança e Pedro Lima recua e o choque resulta exatamente da movimentação em sentido contrário de ambos os jogadores, sendo que Martim Fernandes toca e joga a bola quando a cabeceia. 

45'. Foram dados quatro minutos de tempo extra, recuperação de tempo perdido, em função da assistência pela equipa médica a Diogo Costa. Correta a contagem que foi feita.

45+1. Pisão. Óscar Perea esticou a sua perna direita, não tocou na bola e de sola e com os pitons pisou o pé esquerdo de Wiiliam Gomes, cartão amarelo por entrada negligente que não foi mostrado. O avançado brasileiro por pedir cartão para Perea arriscou ser advertido

45+3'. Agarrão. Carlos Ponck começou por agarrar com a mão esquerda o ombro esquerdo de Pepê, depois de forma persistente agarrou a camisola, tudo isto já no meio campo adversário, comportamento antidesportivo passível de cartão amarelo que não foi mostrado.

47'. Sem fora de jogo. Samu faz o drible e toca a bola para a frente para ele próprio a ir jogar, Rodrigo Mora quase que estragava a jogada, pois estava em fora de jogo e ia tocando no esférico, mas ao não o fazer não tomou parte ativa na jogada nem teve impacto em qualquer adversário.

50'. Cartão amarelo bem mostrado a Jaume Grau por ao vir por trás agarrar e puxar de forma ostensiva a camisola de Pepê, já próximo da área, desta vez esteve bem o árbitro ao sancionar disciplinarmente esta infração. Foi o terceiro agarrão por parte dos jogadores avenses.

52', Cartão amarelo bem mostrado a William Gomes por ao esticar a sua perna esquerda com o pé tocar e rasteirar o pé/tornozelo esquerdo de Pedro Lima, uma entrada fora de tempo e negligente bem sancionada disciplinarmente.

Negativo
Pouco tempo útil de jogo (57%) muito pelas demoras nos pontapés de baliza. A gestão disciplinar no primeiro tempo

60'. O árbitro começa por assinalar falta de Gabri Veiga sobre Ponck, mas o VAR bem, reverteu a situação e deu penálti, porque o médio espanhol dos dragões antecipou-se chegou primeiro e tocou com a ponta do pé direito na bola, sendo posteriormente ele pontapeado pelo defesa cabo-verdiano. De realçar ainda que Gabri Veiga não estava em fora de jogo, quando o seu colega Samu tocou/passou a bola.

90'. O tempo extra, recuperação de tempo perdido, não foi o adequado, independentemente de o resultado estar feito e do jogo estar resolvido é muito importante que os árbitros sejam mais assertivos nesta matéria. No segundo tempo houve seis paragens para substituições, onde entraram nove jogadores, dois golos, um deles de penálti onde o VAR esteve a rever as imagens e onde chamou o árbitro para ir ao monitor e uma pausa por causa do fumo ao nível do relvado já no último minuto do jogo, todas estas incidências eram passiveis de pelo menos seis minutos de tempo adicional.

90+3'. Não obstante Samu se ter ficado agarrado à cabeça a carga foi nas costas, Ponck, que já tinha cartão amarelo, ao saltar levou o seu braço esquerdo na frente, mas dobrado e junto ao corpo carregando com o braço e ombro esquerdo na omoplata e costas do avançado espanhol dos dragões, bem o árbitro em só assinalar livre direto e não ter agido disciplinarmente. Tudo certo.

Nota do árbitro: 6