'Olho de falcão' foi desligado a meio de jogo polémico em Wimbledon
O dia no torneio de Wimbledon ficou marcado por um momento polémico no duelo dos oitavos de final entre Anastasia Pavlyuchenkova e Sonay Kartal. Uma falha na tecnologia olho de falcão, que substitui pela primeira vez os juízes de linha, deixou passar uma bola colocada fora pela tenista britânica, que ficou em condições de conquistar o primeiro set.
Pavlyuchenkova recuperou de forma impressionante e venceu o encontro por 2-0, mas o lance não foi esquecido. Em comunicado o All England Club, organizador de Wimbledon, revela que o sistema tecnológico foi «desativado» no lado do campo onde a tenista russa se encontrava, devido a «erro do operador».
Mais tarde, um porta-voz da organização revelou que o olho de falcão não detetou três bolas fora, duas delas identificadas por Nico Helwerth, árbitro presente no court, que desconhecia que o sistema se encontrava desligado. «Pedimos desculpa às jogadoras envolvidas. Continuamos a ter confiança total na eficácia do sistema», frisou a mesma fonte.
As regras ditam que, caso o olho de falcão não seja capaz de tomar uma decisão, tem a palavra o juiz de cadeira. Caso este também não tenhas as condições para fazê-lo, o ponto deve ser repetido, como aconteceu.