Sporting: TAD revoga castigo a Quenda
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) tornou pública, esta terça-feira, a decisão de reverter o castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a Quenda, nomeadamente a suspensão de um jogo, na sequência dos festejos do título nacional do Sporting na época passada.
Recorde-se que na base do castigo esteve uma tarja que Quenda usou, fotografado por Debast, após o jogo com o Vitória de Guimarães, em Alvalade, durante a celebração do título nacional.
Depois foi partilhada uma fotografia do ala nas redes sociais em que envergava uma t-shirt com uma imagem de Esgaio e escrito 'falas muito, chupa car***». Algo que o CD entendeu ser uma provocação ao Benfica, depois de ter sido isso que Esgaio terá dito a Otamendi, no final do dérbi da Luz, em jogo da Liga, e que valeu uma expulsão.
Quenda foi então castigado, o Sporting recorreu ao TAD que, por sua vez, revogou a decisão, argumentando que «não se revela suficiente para que tenha como destinatário Otamendi».
Quenda foi ainda sancionado com multa pecuniária de 816 euros. Foi ainda aberto outro processo pelo CD ao jogador leonino, relativamente a uma publicação nas redes sociais na sequência da vitória por 3-1 (após prolongamento), frente ao Benfica, na final da Taça de Portugal.
Também neste processo o TAD justifica que «a expressão não imputa qualquer facto desonroso, nem questiona a idoneidade, capacidade técnica ou ética de Otamendi, ou de quem quer que seja, não contendo conteúdo difamatório».