NBA: Lakers vencem na estreia de Doncic e Neemias contribui para o triunfo dos Celtics
Base esloveno apontou 14 pontos no primeiro jogo com a camisola da formação californiana; Boston Celtics venceram os Miami Heat, com Neemias Queta a registar quatro pontos, em seis minutos de jogo
Madrugada repleta de NBA com muito para contar. Em Los Angeles, começou a 'era Luka Doncic'.
Frente aos Utah Jazz, os californianos venceram, por 132-113, com o base eloveno a anotar 14 pontos, cinco ressaltos e quatro assistências. Ainda assim, o ex-Mavericks esteve algo irregular no acerto, convertendo apenas 35,7% (5/14) dos lançamentos de campo (1/7 de triplos).
LeBron James foi o melhor marcador da equipa, com 24 pontos (sete ressaltos e oito assistências, seguido de Austin Reaves (22) e Rui Hacimura (21). Do lado dos Jazz, nenhum jogador chegou aos 20 pontos, com Lauri Markkanen e John Collins a serem os destaques, ambos com 17 pontos.
Os Lakers somam, assim, a sexta vitória consecutiva, cimentando o quarto lugar da Conferência Oeste (32-19).
Neemias na vitória dos Celtics
Na Conferência Este, os Boston Celtics foram a Miami bater os Heat, por 103-85, numa partida onde Neemias Queta atuou por seis minutos e registou quatro pontos e um ressalto.
A grande figura dos campeões da NBA foi Jayson Tatum, que comandou as tropas de Boston com 33 pontos e oito ressaltos. Kristaps Porzingis apontou 17 pontos, enquanto o veterano Al Horford contibuiu com 16 pontos no triunfo dos Celtics, que não contaram com Jaylen Brown e Jrue Holiday.
Curry, Jokic, Wembanyama, Cavs...
Mas a noite da NBA teve muito mais para contar. Steph Curry brilhou com 38 pontos na vitória dos Golden State Warriors sobre os Milwaukee Bucks (125-11), que tiveram um Damian Lillard inspirado (38 pontos, cinco ressaltos e sete assistências), mas insuficiente.
Nikola Jokic voltou a fazer uma exibição daquelas e guiou os Denver Nuggets na vitória sobre os Portland Trail Blazer (146-117), com 40 pontos, sete ressaltos e oito assistências.
Os 31 pontos, 15 ressaltos e três blocos de Victor Wembanyama ajudaram os San Antonio Spurs a levar a melhor sobre os Washington Wizads (131-121), enquanto Shai Gilgeous-Alexander foi o destaque dos Oklahoma City Thunder, no triunfo diante dos New Orleans Pelicans (137-101), também com 31 pontos.
Por fim, os líderes do Este, Cleveland Cavaliers, registaram a terceira vitória consecutiva, batendo os Minnesota Timberwolves (128-107). Evan Mobley foi o melhor da formação do Ohio, com 28 pontos, 10 ressaltos e seis assistências e nem os 44 pontos de Anthony Edwards impedir a derrota da turma de Minnesota.