NBA: Jokic teve companhia e Denver Nuggets forçam jogo 7
Julian Strawther foi a revelação do jogo 6. Foto X/DENVER NUGGETS

NBA: Jokic teve companhia e Denver Nuggets forçam jogo 7

BASQUETEBOL16.05.202508:39

Jamal Murray, Christian Braun e Julian Strawther brilham em triunfo sobre os Oklahoma City Thunder

Um dos grandes problemas dos Denver Nuggets tem sido a falta de ajuda dada a Nikola Jokic, três vezes MVP da época regular nas últimas quatro temporadas, pelos seus companheiros. O sérvio tem sido obrigado a levar a equipa às costas, mas na última madrugada, com a época em risco, finalmente houve outros nuggets a chegarem-se à frente.

Jamal Murray resistiu à doença, Christian Braun e Julian Strawther bateram recordes pessoais no play-off da NBA e, a jogar em casa, a equipa de Denver evitou a eliminação, batendo os Oklahoma City Thunder por 119-107 e empatando as meias-finais da Conferência Oeste a 3-3. O apurado para a final, onde já estão os Minnesota Timberwolves, será decidido no jogo 7.

Denver conseguiu uma vantagem de 10 pontos no início da partida, permitiu a reviravolta no segundo quarto, mas foi superior na reta final, passando definitivamente para a frente com parcial de 10-0 (de 80-80 para 90-80) a acabar o terceiro período.

Nikola Jokic somou 29 pontos, 14 ressaltos e 8 assistências, mas desta vez não competiu sozinho. Jamal Murray, que acordou doente, foi dado como estando em dúvida e esteve a soro durante parte do dia para acelerar a recuperação, fez 25 pontos, 8 ressaltos e 7 assistências. Christian Braun bateu o seu recorde de pontos em jogos de play-off, com 23. E até o banco de Denver, tantas vezes o ponto fraco da equipa, teve um destaque particular: Julian Strawther, com 15 pontos (também recorde pessoal) em 20 minutos, todos na segunda parte, e participação decisiva naquela sequência de 10-0 que abriu o jogo.

«Sabemos que é um cliché, mas cada jogo tem a sua própria história, escrita por pessoas diferentes. Conseguimos chegar ao ponto de dizer: 'vamos ver o que acontece no domingo'. Mal podemos esperar para aproveitar esta oportunidade», comentou o treinador de Denver, David Adelman.

Shai Gilgeous-Alexander marcou 32 pontos para os Oklahoma City Thunder, que lutam pela sua primeira final de conferência desde 2016, mas Jalen Williams voltou a dececionar, com apenas 6 pontos (3 em 11 em lançamentos de campo, 0 em 4 em triplos).

«Parabéns a Denver, que nos deu uma boa lição, como tem feito desde o início da série. Ambas as equipas trocaram golpes, mas o destino ainda está nas nossas mãos. Estamos desapontados com o resultado desta noite, mas estamos prontos para o jogo de domingo», afirmou o treinador de Oklahoma, Mark Daigneault.

O jogo 7 realiza-se às 20h30 de Lisboa, no domingo — é a primeira vez nesta série que há mais do que um dia de descanso de intervalo entre partidas. Um descanso importantíssimo para Denver, que precisou de 7 jogos para eliminar os Los Angeles Clippers, na ronda anterior, e que desde 29 de abril têm jogado dia sim-dia não. «Acho que a malta no balneário parecia mais feliz por ter um dia de folga do que por conseguir um jogo 7», brincou Adelman.

Sugestão de vídeo

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer