FC Porto entra de mão quente na 'main round' da Liga Europeia
Dragões receberam e venceram, por 29-20, os sérvios do Vojvodina, com uma extraordinária exibição do guarda-redes Abrahamsson
O FC Porto recebeu e venceu os sérvios do Vojvodina, por 29-20, no primeiro jogo da main round da Liga Europeia. Uma vantagem representativa da superioridade exibida pelos dragões numa partida que dominaram praticamente de início ao fim.
A primeira parte teve uma toada de extremos, com as equipas a alternarem-se nas fases de superioridade, até os portistas imporem a sua superioridade. Começaram bem melhor os dragões, a adiantarem-se para 5-1 aos seus minutos com um parcial de 4-0, que poderia ser sido de uma mão cheia se o remate do mundialista Victor Iturriza não tivesse esbarrasse na base do poste da baliza sérvia. Respondeu de imediato o Vojvodina com um 0-3, que seria quatro sem resposta se o guarda-redes portista Sebastian Abrahamsson não tivesse iniciado uma série de excelentes defesas que o elevaram a jogador mais preponderante da partida com 22 intervenções bem-sucedidas e 53,7% de eficácia.
O ascendente dos visitantes foi interrompido por outro, o segundo dos anfitriões, que dispararam para 10-4 aos 19 minutos, no culminar de uma fase do jogo em que os guardiões e os postes das balizas impediram que se marcassem golos durante oito minutos. No período de jogo que antecedeu intervalo, enfim, algum equilíbrio, de que resultou um parcial de 4-5 para o Vojvodina, colocar o marcador em 14-9.
Na etapa complementar, o FC Porto consolidou a superioridade, traduzindo-a no marcador, que atingiu os números mais expressivos (27-16) a menos de 10 minutos do final do jogo, antes de uma reação dos sérvios que lhe valeram atenuar a desvantagem para nove golos.
Sebastian Abrahamsson, muito merecidamente, foi considerado o homem do jogo, e no final considerou importante a ampla vitória. «Era fundamental ganharmos pela maior diferença de golos possível, considerando o jogo que teremos contra eles, na Sérvio, onde enfrentaremos um ambiente hostil», começou por declarar o guarda-redes sueco do FC Porto, satisfeito com o seu desempenho na noite do Dragão. «Estou feliz, mas acima de tudo pela equipa, que fez uma exibição muito boa e conquistou excelente vitória, contra uma equipa complicada»
O mérito acrescido dos portistas pelo valor do adversário foi destacado igualmente pelo seu treinador Magnus Anderson. «Toda a equipa jogou muito bem. Cometemos poucos erros, defendemos bem, o nosso guarda-redes esteve a um nível exibicional ótimo. Jogámos contra uma equipa muito boa, podem crer, por isso o nosso resultado é ainda mais valoroso. Se antes deste jogo me dissessem que venceríamos por nove golos, não teria acreditado».