Ben McLemore (IMAGO/Zuma Wire)

Ex-jogador da NBA condenado a oito anos de prisão por violação

Ben McLemore foi considerado culpado de agressão sexual a uma mulher em 2021

Ben McLemore, basquetebolista de 32 anos com nove temporadas na NBA, foi condenado a mais de oito anos de prisão, após ter sido considerado culpado de violação e agressão sexual a uma mulher de 21 anos, numa festa em 2021.

O antigo jogador de Sacramento Kings, Memphis Grizzlies, Houston Rockets, Los Angeles Lakers e Portland Trail Blazers foi esta quarta-feira condenado a 100 meses de prisão, depois de no passado dia 3 ter sido considerado culpado de três das quatro acusações de que era alvo: violação em primeiro grau, penetração sexual não consentida em primeiro grau e abuso sexual em segundo grau.

McLemore declarou-se inocente e mostrou-se «surpreendido e desapontado» com o veredicto. «Como já declarei, nunca acreditei que tivesse feito sexo sem o consentimento total [da vítima]», afirmou o norte-americano, segundo a ESPN.

«Esforço-me para viver com bondade, para ser gentil e para estar presente para os meus. Preocupo-me muito com aqueles que me rodeiam. E, mesmo neste momento sombrio, acredito no poder do perdão e da redenção. Acredito em segundas oportunidades e vou trabalhar todos os dias para ter a minha», acrescentou o norte-americano.

Segundo o The Athletic, os factos remontam a 3 de outubro de 2021, a uma festa organizada na casa de Robert Covington, seu colega de equipa nos Portland Trail Blazers, situada nas margens do Lago Oswego.

A vítima era uma mulher de 21 anos, que desmaiou devido ao consumo de álcool e perdeu a consciência, por volta das 2 da manhã. De acordo com as informações fornecidas pelo procurador Scott Healy, por volta das 6 horas, a mulher recuperou parcialmente a consciência e percebeu que McLemore estava a aproveitar-se do seu estado para abusar sexualmente dela.

Testemunho da vítima

A vítima, através de vídeo, abordou o momento difícil: «Estes foram os quatro anos mais longos da minha vida. Nunca imaginei que o facto de ter denunciado isto em 2021 levaria a uma jornada tão longa e incrivelmente difícil.»

«Os últimos anos pareceram-me muitas vezes um peso que tive de carregar, uma lembrança constante do trauma que ainda não consegui superar, porque não via um fim à vista. Agora compreendo, a um nível profundo, porque é que tantas vítimas hesitam ou nunca denunciam o que lhes aconteceu», juntou.

«Muitas pessoas têm medo de denunciar este tipo de comportamento por várias razões. Espero que a força e a coragem da vítima neste caso deem a outras pessoas a força para se manifestarem em circunstâncias em que foram abusadas sexualmente. A sentença recebida hoje pelo arguido deve servir como prova de que este tipo de comportamento não será tolerado na nossa comunidade e que o Gabinete do Xerife do Condado de Clackamas vai sempre trabalhar arduamente para responsabilizar os criminosos e fazer justiça às vítimas», declarou Scott Healy, Procurador Distrital Adjunto do Condado de Clackamas.

Ben McLemore passou 2024/25 na Turquia

Depois de anos na NBA, Ben McLemore jogou na China (Shandong Hi-Speed Kirin), na Grécia (AEK Atenas), em Espanha (Rio Breogan) e na Turquia (Merkezefendi Belediyesi Denizli).

Sugestão de vídeo