Equipa do Benfica que participou na Taça dos Campeões de corta-mato

Benfica ascende a vice-campeão da Europa de 2024

Desclassificação de atleta do clube francês Pays Fontainebleau, no campeonato disputado na época passada nas Açoteias, permite que as águias troquem medalha de bronze pela de prata, enquanto o Sporting sobe ao 4.º lugar. Na véspera a equipa feminina do SC Braga sagrara-se campeã europeia na mesma prova por razão semelhante

A equipa masculina do Benfica ascendeu à medalha de prata na Taça das Clubes Campeões Europeus de corta-mato de 2024, nas Açoteias, após a desclassificação de um atleta dos franceses do Pays Fontainebleau, informou, esta quarta-feira, a federação de atletismo, um dia após o SC Braga também ter ficado a saber que a sua equipa feminina passaria a ser campeã da Europa no mesmo evento.

«Na prova masculina, o Benfica – com Edward Pingua (4.º), Etson Barros (11.º), Samuel Barata (15.º) e André Pereira (17.º) – sobe do 3.º para o 2.º lugar, no seguimento da suspensão do atleta francês Mehdi Frére (6.º classificado individual), do Pays Fontainebleau, que desce da 2.ª para a 6.ª posição» coletiva, explicou a FPA. No Algarve, os encarnados haviam somado 30 pontos, que os deixaram atrás do campeão, os espanhóis do Playas de Castellón (16 pts), e dos gauleses do Pays Fontainebleau (inicialmente com 21).

Cenário que deixa as águias com três vice-títulos no palmarés, numa competição em que o Sporting, também presente nas Açoteias e que competiu com Vincent Rono, Ruben Amaral e Miguel Marques, sobe ao 4.º lugar.

No caso do SC Braga, a conquista do ouro, que juntou ao ganho já na edição de 2025, aconteceu devido à anulação dos resultados das turcas do Batman Petrol, devido a infração por doping da recordista da maratona turca Sultan Haydar.

Decisão que surge no seguimento da Unidade para a Integridade no Atletismo (AIU) ter suspendido Haydar por dois anos, a partir de 31 de janeiro de 2024, anulando os resultados posteriores a essa data, entre os quais o 2.º lugar na TCCE que foi disputada em 21 de fevereiro de 2024, em Albufeira, no Algarve, privando assim o Batman Petrol do ouro.

As novas contas finais da prova colocam a formação minhota - com Asmarech Yeshaneh, Mariana Machado, Vanessa Carvalho e Solange Jesus - no 1.º lugar.

As bracarenses passam a contabilizar nove vitórias coletivas europeias de corta-mato: 1987, 1988, 1989, 1990, 1991,1992, 1993, 2024 e 2025.