Gonçalo Ramos marcou, mas não estava nos planos acabar a sofrer (crónica)
O PSG vai passar a noite na liderança da Ligue 1. O campeão francês, com Vitinha e Gonçalo Ramos no onze titular, somou a segunda vitória consecutiva no campeonato, agora por 3-2 em casa do Metz, último classificado da liga francesa.
Os primeiros 15 minutos pouco ou nada disseram ao adepto que procurou emoção e disso é prova o facto de se ter fechado o primeiro quarto de hora sem qualquer remate. Aos 17', Gonçalo Ramos tratou de apagar essa estatística, com um cabeceamento a passe de Vitinha que Fischer impediu que se transformasse no primeiro golo. O internacional português, porém, não ficou descansado e, 14 minutos depois, colocou os parisienses em vantagem. Kang-in Lee cruzou, Ramos elevou-se e cabeceou para fazer o 1-0, ao minuto 31.
Uma vantagem justa, uma vez que, até então, o Metz ainda não havia sequer rematado. Fê-lo apenas em três ocasiões no primeiro tempo, que terminou com apenas 29% de posse de bola. O PSG, mesmo sem ser avassalador em termos de aproximação à baliza adversária, conseguiu ser controlador. Mbaye foi dos mais irreverentes, a tentar, uma e outra vez, entrar na área adversária, e a insistência deu frutos. Ao minuto 39, o internacional senegalês passou pelo marcador direto e colocou a bola entre a marca de penálti e a pequena área. Ndjantou, médio francês de 18 anos, deslizou para fazer o 2-0.
2-0 e domínio do jogo. Assim estava o Paris Saint-Germain, que procurava um bom desempenho após o empate a zero com o Athletic Bilbao, na Liga dos Campeões, na quarta-feira. Mas o controlo não foi sinónimo de manter a diferença em dois golos. Três minutos depois de Ndjantou marcar, Deminguet aproveitou um remate prensado de Diallo para, de primeira, encurtar distâncias. Três remates, dois enquadrados e um... dentro da baliza.
Luis Enrique não esperou para fazer alterações e a segunda parte começou com Kang-in Lee mais recuado, no lugar de Fabián Ruiz, que deu lugar a Désiré Doué. O vencedor do prémio Golden Boy 2025 demorou apenas 18 minutos a causar estragos, porque o Metz esqueceu-se de que, mesmo no canto ofensivo... alguém tem de defender, sob perigo de sofrer um contra-ataque letal. E assim foi: toda a gente estava projetada quando o PSG recuperou a bola, Mbaye lançou Doué e o francês, com meio-campo só para si, só teve de escolher um lado para bater Fischer.
O PSG respirava com mais algum alívio e Mbaye, que já havia somado duas assistências, esteve perto de marcar novamente aos 71', num disparo que embateu com estrondo na trave. Fischer defendeu um remate potentíssimo de Doué e Barcola rematou de longe e esteve perto de faturar. As coisas corriam bem ao PSG, que controlava a vantagem. Mas tal como havia feito no primeiro tempo, o Metz encurtou distâncias, com Tsitaishvili em destaque: passou por Zaire-Emery, combinou dentro de área com Hein e fez o 3-2. Os homens da casa pressionaram mas não conseguiram evitar a vitória do Paris Saint-Germain, que já não ganhava fora de casa desde o jogo com o Lyon, a 9 de novembro.
O PSG lidera agora a Ligue 1 com 36 pontos, mas de forma, para já, provisória, já que o Lens, primeiro classificado no início da jornada, só joga no domingo.