Rafael Silva termina carreira após acusação de doping
Ciclista Rafael Silva, da Efapel (Instagram Rafael Silva)

Rafael Silva termina carreira após acusação de doping

CICLISMO29.01.202417:50

Ciclicista adiantou nas redes sociais que sai do desporto de «consciência limpa»

O ciclista português Rafael Silva, de 33 anos, anunciou, neste domingo, que vai terminar carreira, depois de ter sido notificado pela Autoridade Antidopagem de Portugal num «processo por eventual uso de métodos proibidos».

«Nunca, em momento algum do meu percurso desportivo, agi de forma a pôr em causa a verdade desportiva. […] A decisão desta autoridade decorre do parecer de um painel de peritos que, sem avançar certezas, conclui pela probabilidade de uso de métodos proibidos», escreveu.

O corredor luso avançou a sua decisão através de publicação nas redes sociais, na qual revela que a notificação tem como base «uma amostra/análise colhida em 2015».

«Escolho sair de cabeça levantada, de consciência limpa e escolho sair, mesmo que o contexto a isso não me obrigasse. Saio para garantir que de modo algum prejudico a minha atual equipa», frisou.

Profissional desde 2013, Rafael Silva cumpriu grande parte da sua carreira na anterior estrutura da Efapel (atual Sabgal-Anicolor), alinhando nas últimas duas temporadas na equipa de José Azevedo.