Selecionador nacional de andebol, Paulo Jorge Pereira, anunciou a convocatória para a fase inicial do estágio para o Euro 2026 (FPA)
Selecionador nacional de andebol, Paulo Jorge Pereira, anunciou a convocatória para a fase inicial do estágio para o Euro 2026 (FPA)

Paulo Jorge Pereira: «Importante conhecer jovens em quem acreditamos»

Selecionador nacional justifica chamada de António Machado, João Bandeira Lourenço, Guilherme Tavares e Diogo Silva à primeira fase de estágio para o Europeu 2026

O selecionador nacional Paulo Jorge Pereira sublinhou a importância de aproveitar o estágio de preparação para o Europeu de 2026 para observar novos talentos, numa estratégia que permite, ao mesmo tempo, avaliar opções futuras e colmatar ausências temporárias.

«Desde 2016 que adotamos esta abordagem nos estágios. Sempre que algum atleta que fará parte da competição principal não pode estar presente na fase inicial, por diferentes motivos, aproveitamos para chamar jogadores mais jovens, em quem acreditamos e que possam, um dia, integrar a Seleção A», explicou o técnico.

Seleção Nacional de andebol estagia em Rio Maior (FPA)

Para esta fase final de preparação antes do Euro 2026, Paulo Jorge Pereira chamou António Machado, João Bandeira Lourenço, Guilherme Tavares e Diogo Silva, que substituem Luís Frade, Miguel Neves, Francisco Costa e João Gomes. Estes últimos ainda se encontram em competição ou em fase de recuperação, devendo juntar-se ao grupo a 2 de janeiro. 

«São, na sua maioria, jovens que atuam no estrangeiro e que encaram o andebol de forma profissional, como um verdadeiro modo de vida. Para nós, é importante conhecê-los melhor em contexto de estágio e perceber, com o tempo, se poderão integrar o grupo que normalmente disputa as fases finais», acrescentou o selecionador, que divulgou a lista dos 22 convocados (ver quadro) para o estágio e para o Torneio Internacional de Espanha.

A gestão do desgaste físico dos atletas levou a que o estágio tivesse início a 28 de dezembro, em vez do inicialmente previsto dia 26, com alguns jogadores a juntarem-se apenas no início do novo ano.

«Os atletas precisam de descanso, sobretudo aqueles que têm maior carga competitiva e participam em provas europeias. Alguns necessitam mesmo de recuperar e só arrancam em janeiro. Ainda assim, é importante que não fiquem demasiado tempo parados. Estou certo de que quem não começa a 28 já estará a trabalhar individualmente para chegar ao estágio em boas condições físicas», referiu.

Enquanto o grupo não está completo, a preparação será focada sobretudo no trabalho físico, complementado com alguns aspetos táticos, tanto ao nível ofensivo como defensivo.

Antes da participação no Europeu, Portugal vai ainda competir num torneio internacional em Pamplona, Espanha, que contará com as seleções da casa, Tunísia, Eslováquia, Egito e Irão.

«Competir é fundamental. Uma coisa é planear e treinar entre nós, outra é perceber, em jogo, o que está a funcionar e o que precisa de ser ajustado. É em contexto competitivo que conseguimos afinar melhor os detalhes e perceber se o plano traçado resulta ou se é necessário adaptá-lo», concluiu.

Lista de convocados

- Guarda-redes: Diogo Valério (Olympiacos, Grécia), Gustavo Capdeville (Benfica) e Miguel Espinha (RK Vardar, Macedónia).

- Pontas: Diogo Branquinho (Sporting), Leonel Fernandes (FC Porto), António Areia (Tremblay HB, França) e José Luís Ferreira (FC Porto).

- Laterais: Gabriel Cavalcanti (Benfica), João Bandeira Lourenço (CB Nava, Espanha), Martim Costa (Sporting), Miguel Neves (Saint-Raphael, França), Salvador Salvador (Sporting), Diogo Silva (Marítimo), Francisco Costa (Sporting), Guilherme Tavares (Ciudad Encantada, Espanha) e João Gomes (VfL Gummersbach, Ale).

- Pivots: António Machado (V. Guimarães), Luís Frade (FC Barcelona, Espanha), Ricardo Brandão (FC Porto) e Victor Iturriza (Kuwait SC, Kuwait),

- Centrais: Rui Silva (FC Porto) e Filipe Monteiro (Sporting).