Ciclismo Pelotão nacional no Grande Prémio O Jogo
A 11.ª edição do Grande Prémio O Jogo, reúne a família do ciclismo com o regresso à estrada do pelotão nacional, composto pelas nove equipas Continentais que marca o regresso da Radio Popular-Paredes-Boavista, cumprida a suspensão imposta pela Comissão Disciplinar da UCI, oito equipas de clube sub 23, a que se junta a espanhola Padrones-Cortizo.
A corrida que estará na estrada até terça-feira, feriado nacional, mantem a linha das anteriores edições, com partida e chegada na mesma localidade e não tem bonificações. No final da ultima etapa e no caso de empate entre um ou mais ciclistas, será declarado vencedor aquele que no contrarrelógio tenha obtido a menor fração de segundo.
O percurso apresenta três etapas planas em Barcelos, Trancoso e Paredes, uma de média montanha em Boticas e um contrarrelógio individual em Pinhel.
A 1.ª etapa em Barcelos com 152,4 km, conta com uma contagem de montanha de 3.ª cat. na Portela do Vale (80,6 km), a 3.ª etapa em Trancoso na distância de 78,6 km, corre-se por um terreno sinuoso com duas contagens de 3.ª cat., no Alto de Sebadelhe da Serra (20,4 km) e Alto da Broca (69,2 km) a 9 km da meta. A ultima etapa em Paredes, apresenta uma contagem de montanha de 3.ª cat., em Capela (18,2 km) e uma segunda no Alto da Lixa (81,9 km).
As decisões da competição encontram-se programadas para as restantes duas etapas. O contrarrelógio em Pinhel na manhã de domingo com a extensão de 20,3 km, apresenta um percurso para especialistas que face à sua quilometragem marcará diferenças importantes. A etapa rainha em Boticas, vai ser percorrida por estradas sinuosas e exigentes, a contagem de montanha de 2.ª cat. na passagem por Ribeira de Pena deverá selecionar os mais fortes, que medirão forças na subida de Torneiros de 1.ª cat., seguindo-se uma acentuada descida com 9,7 km até à meta na Avenida de Chaves na vila de Boticas.
Rafael Reis, Maurício Moreira, António Carvalho, Délio Fernandez, Joaquim Silva, Aleksandr Grigorev, André Ramalho, Luís Gomes, Luís Fernandes e Bruno Silva, são referências dentro das suas equipas e poderão estar na luta pelos primeiros lugares.
O Grande Prémio O Jogo foi criado em 1987 por Serafim Ferreira, na altura diretor geral da Volta a Portugal e do Grande Prémio Jornal de Notícias, foi interrompido entre 1994 e 2018, teve como vencedor da ultima edição Rafael Reis da Glassdrive-Q8-Anicolor.
EQUIPAS
ABTF Betão-Feirense
Aviludo-Louletano-Loulé Concelho
AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense
Credibom-LA Alumínios-Marcos Car
Efapel Cycling
Glassdrive-Q8-Anicolor
Kelly-Simoldes-UDO
Radio Popular-Paredes-Boavista
Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua
ACDC Trofa
Fonte Nova-Felgueiras
JV Perfis-Windmob
S. M. Feira-Segmento d’Época-Reol
CCL-Matdiver-Anastácio & Mendes
Porminho Team
Óbidos Cycling
União Ciclista Maia
Padrones Cortizo (Esp)
ETAPAS
Dia 22/04 1.ª Etapa Barcelos - Barcelos 152,4 km
Dia 23/04 2.ª Etapa Pinhel – Pinhel (CRI) 20,3 km
Dia 23/04 3.ª Etapa Trancoso – Trancoso 78,6 km
Dia 24/04 4.ª Etapa Boticas - Boticas 168,4 km
Dia 25/04 5.ª Etapa Paredes – Paredes 143,2 km
Total 562,9 km