Mafalda Rosa. Foto Federação Portuguesa de Natação

Mafalda Rosa 7.ª nos 10km de águas abertas dos Mundiais

Portuguesa obtém melhor classificação de sempre

Mafalda Rosa, 21 anos, foi 7.ª classificada na prova de 10 quilómetros de águas abertas no Campeonato do Mundo de Desportos Aquáticos, que decorre em Singapura até 3 de agosto.

A nadadora lusa, que participou pela quarta vez nos Mundiais, obteve a melhor classificação de sempre, após o 12.º lugar em 2022, o 17.º em 2023 e o 19.º em 2024, prova na qual Angélica André, ausente nesta edição, conquistaria a medalha de bronze.

Em Singapura, numa prova que deveria ter-se realizado na terça-feira mas foi adiada devido às más condições da água, Mafalda Rosa nadou sempre no grupo da frente, entrando para a última volta no 8.º lugar. Subiu ainda a 7.º e discutiu o 6.º lugar até aos últimos metros com a brasileira Ana Marcela Cunha, campeã olímpica em Tóquio 2020, terminando a 80 centésimos de segundo da rival, com tempo total de 2h09m22s70c.

«Ainda estou a tentar perceber o que acabou de acontecer. Senti-me super bem a prova toda, não sofri muito com o calor. Foi um excelente resultado de que não estava à espera, visto que tem sido uma época bastante difícil para mim», assumiu Mafalda Rosa, citada pelo site da Federação Portuguesa de Natação.

A australiana Moesha Johnson, quarta classificada há um ano, imediatamente atrás de Angélica André, é a nova campeão do Mundo, terminando com 2h07m51s30c. A prata foi para a italiana Ginevra Taddeucci, a 4,40 segundos da vencedora, e o bronze para a monegasca Lisa Pou, a 6,20. As espanholas Maria de Valdés e Angela Martínez Guillen terminaram no 4.º e 5.º lugares.

Sugestão de vídeo