Tiago Campos e Diogo Cardoso. Foto Federação Portuguesa de Natação

Diogo Cardoso 17.º no Mundial de águas abertas

Nadador do Sporting obteve melhor classificação de sempre nos 10 quilómetros

Diogo Cardoso foi 17.º classificado nos 10 quilómetros do Campeonato do Mundo de águas abertas, que decorrem em Singapura, melhor registo de sempre do nadador do Sporting em Mundiais. Diogo Cardoso era 19.º à entrada para a última volta, mas aceleração nos 1600 metros finais permitiram-lhe subir duas posições, terminando com o tempo de 2 horas, 3 minutos, 17 segundos e 90 centésimos.

«Senti-me bem. Coloquei-me bem na primeira volta entre o top 30, para depois ir subindo na classificação. Custou-me imenso na terceira volta mas fui melhorando. Esta classificação é muito melhor do que eu estava à espera. Estou muito satisfeito», afirmou, citado pelo site da Federação Portuguesa de Natação.

O olímpico Tiago Campos, o outro português em prova, foi 42.º classificado, com 2h11m38s50c. «Fui a lutar sempre, até ao fim, tentando alcançar mais classificações possíveis. Uma prova muito parecida com Tóquio, até mais difícil em termos de condições. Ainda assim, penso que fiz uma boa prova», assumiu o nadador do FC Porto.

Florian Wellbrock, campeão olímpico em Tóquio, dominou a prova e recuperou o título que vencera pela última vez em 2023 – no ano passado, em preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, foi apenas 29.º. A 3,70 segundos chegou o italiano Gregorio Paltrinieri e a medalha de bronze foi para o australiano Kyle Lee, apenas 10 centésimos de segundo mais rápido que o alemão Oliver Klemet.

A prova de 10 quilómetros feminina, adiada ontem devido às más condições da água, realiza-se agora, com a portuguesa Mafalda Rosa entre as 69 nadadoras.

Na sexta-feira, Diogo Cardoso, Tiago Campos e Mafalda Rosa voltam a competir nas provas de 5 quilómetros.

Sugestão de vídeo