19 fevereiro 2025, 12:24
Yamal sobre renovação no Barça, a proposta milionária do PSG, o animal que o assusta e o 'desagradável' Gavi
Entrevista do craque espanhol do contrato até ao lado mais pessoal
Craque 'blaugrana' é claro ao afirmar que nem o seu presente nem o seu futuro passam pelo clube 'blanco'
Aos 17 anos, Lamine Yamal é já uma das grandes figuras do Barcelona e do futebol espanhol. O extremo, campeão europeu pela Roja, em 2024, é peça fundamental na estratégia de Hansi Flick no clube catalão e, esta temporada, já leva 11 golos e 14 assistências, em 32 jogos.
Em entrevista ao Mundo Deportivo, Yamal falou sobre o atual momento e deixou uma garantia aos adeptos do Barça: não irá para o Real Madrid.
19 fevereiro 2025, 12:24
Entrevista do craque espanhol do contrato até ao lado mais pessoal
«Ir para o Real Madrid? Impossível», começou por dizer: «Sinto-me confortável no Barcelona, o que é o mais importante. Falar de estrelas ou não estrelas, no fim de contas trata-se de jogar, de mostrar o que somos. Não há que sentir que se é a estrela, superior ou inferior. Não é preciso. O importante é estar à vontade, jogar para a equipa e que os seus companheiros o ajudem. Isso é suficiente.»
Questionado sobre os segredos do seu sucesso e dos blaugrana, Yamal apontou ao coletivo: «Ser uma equipa. Melhorámos sobretudo na união, na intensidade que colocamos nos treinos, todos os dias. O que se vê no jogo é o que se vê nos treinos. Tentamos dar o nosso melhor, todos juntos, e foi isso que nos fez melhorar.»
«São esperadas de mim coisas que normalmente não são esperadas de um jovem de 17 anos e eu exijo isso de mim próprio. É isso que me faz ir mais longe todos os dias e querer mais», considerou.
Sobre quem é o jogador que lhe dá os melhores conselhos, Yamal não teve dúvidas em escolher o ex-Sporting e V. Guimarães, Raphinha: «Estou sempre a falar com ele. Ele fala sempre comigo antes dos jogos, depois dos jogos, depois dos treinos. Penso que, dos veteranos, porque no final os outros são quase da minha idade ou dois anos mais velhos, ele é aquele com quem mais falo e com quem tenho a melhor relação.»
«Melhor conselho que me deu? Que devo estar sempre calmo, que sabendo o nível em que estou, não tenho de me stressar nem pensar em nada, que devo apenas divertir-me em campo e pronto», revelou.
Por fim, o jovem extremo abordou um tema inevitável: a comparação com Lionel Messi. Apesar da pressão extra que esta comparação poderia trazer, Yamal afirmou que tenta ser ele próprio e não imitar aquele que considera ser «o melhor jogador da história»: «Felizmente, não sou a primeira pessoa a ter esta experiência. Isso significa que é algo que as pessoas têm dentro de si sempre que vêem um extremo canhoto ou, por vezes, apenas quando somos canhotos. Eu tento ser eu próprio.»
12 julho 2024, 23:39
Jovem espanhol recusa semelhanças com o «melhor jogador da história» e revela que Mbappé lhe pediu a camisola nas meias-finais do Euro 2024
«É óbvio que o Messi, e digo sempre isto, é o melhor jogador da história e ser comparado com ele significa que se está a ir bem, mas eu tento ser eu. Tento fazer o meu próprio caminho e dar tudo por esta camisola», concluiu.
#DAZNLALIGA