Alain Orsoni liderou o emblema francês durante 17 anos
Alain Orsoni liderou o emblema francês durante 17 anos - Foto: IMAGO

Ex-presidente do Ajaccio assassinado a tiro no funeral da mãe

Alain Orsoni liderou o emblema da Córsega desde 2008 até setembro do ano passado

Alain Orsoni, antigo presidente dos franceses do Ajaccio, foi assassinado a tiro esta segunda-feira, durante o funeral da mãe, de acordo com a imprensa gaulesa.

Segundo a France3, o antigo dirigente, conhecido também por ser político e figura proeminente do movimento separatista da Córsega, foi baleado volta das 16h, pouco depois de ter aparecido no funeral. A mesma publicação adianta que o ex-líder do Ajaccio, de 71 anos, foi atingido por uma única bala no peito.

Após 13 anos de exílio político na América Latina e em Espanha, Orsoni regressou à Córsega em 2008. Em julho desse ano, tornou-se presidente do AC Ajaccio, quando o clube militava na Ligue 2. Um mês depois, escapou de uma tentativa de assassinato.

Depois de 17 anos à frente do emblema que conta com 14 presenças na Ligue 1, abandonou o cargo em setembro de 2025, na sequência de graves problemas financeiros que o clube ainda atravessa. Dois meses antes, refira-se, o AC Ajaccio foi despromovido administrativamente para o Régional 2, sétimo escalão francês, por falta de garantias bancárias.