Jorge Valdano analisou despedimento de Xabi Alonso
Jorge Valdano analisou despedimento de Xabi Alonso - Foto: IMAGO

Lenda do Real Madrid não tem dúvidas: «Alonso nunca teve o apoio do clube»

Jorge Valdano acredita que a relação ficou ainda mais deteriorada no final de dezembro, quando Florentino Pérez não mencionou o técnico no discurso de Natal

Jorge Valdano, antigo avançado do Real Madrid e figura dos merengues, já se pronunciou sobre o tema do dia no futebol mundial: o despedimento surpreendente de Xabi Alonso, após a derrota na final da Supertaça de Espanha (2-3), frente ao Barcelona.

O argentino defende que o técnico nunca teve o verdadeiro apoio do clube e considera que a relação ficou ainda mais deteriorada no final de dezembro, quando Florentino Pérez não mencionou o técnico no discurso de Natal

«Vi Xabi Alonso instável desde o primeiro dia. Nunca senti que tivesse o apoio do clube. No Natal, quando Florentino fez aquele discurso em que não mencionou Xabi... A situação pareceu-me, a partir desse momento, extremamente delicada. Xabi encontrava-se num estado de instabilidade e desconforto. Teve muitos jogadores lesionados e a equipa carecia de um estratega, e todos sabemos o quão importante isso é», referiu o antigo ponta de lança, de 70 anos, ao jornal Marca.

«Xabi procurou diferentes soluções, não podemos dizer que não tentou. Além disso, enfrentou a dificuldade de se expressar, tendo muitos futebolistas lesionados, e isso marcou o seu percurso no Real Madrid, apesar de ter chegado com uma carreira impecável ao mais alto nível», acrescentou Valdano, que também falou sobre o novo treinador dos madrilenos, Álvaro Arbeloa.

«Conhece o clube em profundidade, porque faz parte do sistema há muitos anos. Conhece Xabi, por isso, sem dúvida, tem muita informação sobre tudo o que está a acontecer na equipa principal. Agora, resta ver como conseguirá construir uma equipa competitiva e estar no topo em todas as competições, o que lhe é exigido estando no Real Madrid», rematou.