Vitória de Guimarães-Famalicão: vizinhos separados pela... Europa
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, é palco, esta noite, de um dos vários dérbis minhotos desta temporada. (Foto: D. R.)

ANTEVISÃO Vitória de Guimarães-Famalicão: vizinhos separados pela... Europa

NACIONAL09.03.202408:00

Conquistadores bem lançados para as competições internacionais da próxima temporada; famalicenses tinham esse sonho, mas já será praticamente impossível de concretizar

Cerca de 30 quilómetros. É esta a distância entre Guimarães e Famalicão, duas das cidades que dão brilho à infindável beleza de todo o Minho de Portugal. E esta noite, quando o relógio marcar as 20.30 horas, os clubes mais representativos das referidas cidades vão estar frente a frente num dos muitos dérbis minhotos da presente temporada.

Vitória de Guimarães e Famalicão medem forças na 25.ª jornada da Liga, num duelo entre dois contendores vizinhos, mas que tem toda uma... Europa a separá-los. Falamos, claro está, da perspetiva desportiva.

O objetivo europeu era um cenário apontado às duas equipas no início da presente temporada. O Vitória para lá caminha, o Famalicão nem tanto. Os vitorianos estão fortes nessa luta, os famalicenses terão de deixar esse sonho para outras núpcias. Talvez para 2024/2025.

São já 17 os pontos que separam vimaranenses e famalicenses - estes ainda com um jogo em atraso, diante do Sporting (adiado, na altura, devido à greve das forças de segurança) - e a 10 jornadas do fim é quase impossível de haver uma reversão na luta pelos lugares que dão acesso às competições europeias na próxima temporada. Sendo que, acrescente-se, entre Vitória e Famalicão ainda estão Moreirense, Gil Vicente e Arouca.

VITÓRIA DE GUIMARÃES

Os conquistadores partem em busca de mais uma série de bons resultados, isto depois de uma fase recente em que os comandados de Álvaro Pacheco estiveram três jogos consecutivos sem ganhar - empates com Benfica (2-2) e Portimonense (1-1) e derrota diante do Casa Pia (0-2).

A retoma chegou na jornada passada, com o triunfo fora de portas diante do Estoril (3-1), pelo que os vitorianos quererão, agora, dar sequência ao resultado alcançado no reduto do emblema da Linha de Cascais.

Equipa provável (3x5x2): Charles; Jorge Fernandes, Borevkovic e Manu Silva; Bruno Gaspar, Tiago Silva, Tomás Handel, João Mendes e Ricardo Mangas; Jota Silva e Nélson Oliveira

Lesionados: Bruno Varela e Telmo Arcanjo

Castigado: Tomás Ribeiro

A antevisão de Álvaro Pacheco (treinador do Vitória de Guimarães):

FAMALICÃO

Em crescimento. Assim está o Famalicão, a julgar pelas palavras de João Pedro Sousa. A equipa tem oscilado bastante esta época, sendo que, mesmo em momentos positivos, ainda não conseguiu atingir os níveis de qualidade que apresentou, por exemplo, na temporada passada. E essa falta de regularidade tem custado inúmeros pontos ao emblema de Vila Nova...

Tal como voltou a acontecer, nem de propósito, na jornada anterior, diante do Boavista, em que o Famalicão ganhou vantagem, esteve mais tempo por cima do jogo, mas na reta final sucumbiu à pressão e acabou por sofrer o empate. Facto a que ainda se juntou a infelicidade, uma vez que Francisco Moura, já em tempo de compensação, viu o seu remate de meia distância ser travado... pelo poste.

Antes desse empate com as panteras, os famalicenses haviam sido derrotados pelo Arouca (2-3). Ora, é necessário ir à 22.ª jornada para encontrar o último triunfo dos comandados de João Pedro Sousa: 2-1 ao Rio Ave. Mas é preciso recuar quase dois meses para dar conta de uma vitória fora. Foi a 13 de janeiro, em Rio Maior, diante do Casa Pia (2-0).

Mesmo que a Europa já não passe de um mero sonho, é preciso que a equipa volte a encontrar um patamar de estabilidade que una o binómio resultados/exibições. Até porque, já se sabe, uma coisa leva a outra. Sendo que, por outro lado, quando as vitórias teimam em não aparecer também o fator psicológico passa a ganhar uma dimensão maior.

E como que para se chegar aos triunfos é imperativo... marcar golos, o técnico do Famalicão tem, para esta noite, uma excelente notícia: Jhonder Cádiz. O melhor marcador da equipa na época em curso (10 golos) está de regresso às opções depois de ter cumprido um jogo de castigo diante do Boavista e, tal como o próprio João Pedro Sousa confirmou na antevisão do encontro de hoje, o internacional venezuelano será titular diante do Vitória.

Equipa provável (3x4x3): Luiz Júnior; Justin de Haas, Riccieli e Enea Mihaj; Nathan, Mirko Topic, Zaydou Youssouf e Francisco Moura; Sorriso, Jhonder Cádiz e Gustavo Sá

Lesionados: Filipe Soares e Henrique Araújo

Castigado: Puma Rodríguez

A antevisão de João Pedro Sousa (treinador do Famalicão):

Na primeira volta, em Vila Nova, o Famalicão foi derrotado pelo Vitória (1-3). João Mendes (2) e Bruno Gaspar apontaram os tentos dos vimaranenses, Otávio Ataíde (atualmente ao serviço do FC Porto) faturou para os famalicenses. E esta noite, quem dançará ao som do vira minhoto?