Gonçalo Guedes entrou aos 74 minutos
Gonçalo Guedes entrou aos 74 minutos - Foto: IMAGO

Taça do Rei: Gonçalo Guedes ajudou Real Sociedad a passar a 'tempestade' Osasuna

Bascos estiveram a perder por 0-2, conseguiram chegar ao empate na compensação, falharam uma grande penalidade no prolongamento, mas levaram a melhor no desempate por penáltis, com golo do português

Foi uma autêntica epopeia o que viveu a Real Sociedad nos oitavos de final da Taça do Rei. Contra o Osasuna, os bascos sofreram, mas levaram a melhor nos penáltis (4-3), depois de um empate a dois no final dos 120 minutos.

O início foi um pesadelo para a equipa da casa. Moncayola (4') e um autogolo de Oyarzabal (17') colocaram o Osasuna a vencer por dois golos de diferença, resultado que se manteve até ao intervalo. Só na segunda parte chegou a reação da Sociedad. Já com Gonçalo Guedes em campo - entrou aos 74' -, Sucic reduziu a desvantagem (75').

Quando a eliminação pairava sobre o Anoetea, Zubeldia vestiu a capa de herói e levou o jogo para prolongamento, com um tento aos 90+2'.

No tempo extra, mais emoção. Oyarzabal teve nos pés a oportunidade de se redimir do autogolo e colocar os bascos a um passo do apuramento, mas falhou uma grande penalidade, aos 105+2', e, sem mais golos a registar, a partida seguiu para o desempate da marca dos 11 metros.

Aí, a Real Sociedad foi mais feliz. Gonçalo Guedes assumiu a responsabilidade de converter o segundo penálti dos anfitriões e não desperdiçou. Zakharyan ainda falhou para a turma de San Sebastián, mas Moncayola e Catena não fizeram melhor e ditaram o desfecho do Osasuna.