Athletic venceu por 4-3, após prolongamento
Athletic venceu por 4-3, após prolongamento - Foto: IMAGO

Atenção, Sporting: Athletic Bilbao sofre (e muito) em jogo épico, mas avança na Taça

Emblema basco venceu Cultural Leonesa por 4-3, após prolongamento.

Foi sofrido, mas o Athletic Bilbao conseguiu levar a melhor sobre o Cultural Leonesa, da segunda divisão, na Taça do Rei, depois de um grande jogo que precisou de prolongamento e terminou com um 4-3 a favor dos bascos.

A primeira parte foi digna de um daqueles thrillers de Hollywood que nos fazem ficar colados ao ecrã. Foram nada mais nada menos do que seis golos, três para cada lado e intercalados por equipa. Começou aos 16’, quando Calero adiantou a equipa da casa. Teve um segundo capítulo aos 26’, altura em que Guruzeta fez o empate. 

Não satisfeito e com pressa para reagir, Calero voltou a marcar e a colocar o Leonesa na frente... um minuto depois. Mas Guruzeta não quis ficar atrás e fez (também ele) o bis, aos 38’.

Ainda antes do intervalo, Sobrino (41’) e Sancet (45+3’) intrometeram-se no duelo entre Calero e Guruzeta e registaram o seu nome na lista de marcadores, ambos através da conversão de grandes penalidades, selando as contas do primeiro tempo num 3-3. 

Na segunda parte, e como não seria possível manter o ritmo e a emoção da primeira, houve menos momentos de destaque. Ainda assim, eles existiram. Aos 56’, Paredes viu o cartão vermelho direto e deixou os bascos reduzidos a 10 unidades. A partir daí, o Leonesa controlou a bola durante mais tempo, mas as balizas foram postas de parte e as grandes oportunidades escassearam. Nunca a expressão cliché e óbvia muitas vezes dita no mundo do futebol – «um jogo com duas partes distintas» – fez tanto sentido. 

Depois de um descanso no segundo tempo, a emoção voltou em força nos primeiros 15 minutos do prolongamento. Com 95 minutos no relógio, Yayo González marcou para o Leonesa, mas a felicidade rapidamente virou tristeza quando o árbitro anulou o tento. Não marcaram os anfitriões, marcaram os visitantes. Na terceira grande penalidade do encontro, Unai Gómez colocou, pela primeira vez, os bascos na frente do marcador. 

O português Tomás Ribeiro foi lançado aos 106’ na equipa da casa, mas o resultado não mais mudou. A formação de Bilbau seguem em frente.

De recordar que o Athletic Bilbao enfrenta, este mês, o Sporting, recebendo os leões na 8.ª e última jornada da fase de liga da UEFA Champions League, no dia 28.