José Manuel Delgado e Vítor Serpa à conversa com o presidente do Comité Olímpico de Portugal.

Vítor Serpa lança biografia de José Manuel Constantino

Biografia de José Manuel Constantino, antigo presidente do Comité Olímpico de Portugal, foi lançada esta quinta-feira em Carnaxide. O autor é Vítor Serpa, jornalista e diretor de A BOLA durante três décadas

«Pensar o Desporto, Pensar Portugal». O título da biografia de José Manuel Constantino, ex-presidente do Comité Olímpico de Portugal falecido em funções em agosto do ano passado, representa o pensamento principal do autor do livro biográfico apresentado esta quinta-feira em Carnaxide.

Vítor Serpa, diretor de A BOLA durante três décadas, apresentou no Auditório Ruy de Carvalho a obra na qual, «em três meses e meio», tenta agora perpetuar a vida e a mensagem de «um homem único e inquieto».

José Manuel Constantino teve uma vida quase inteiramente ligada ao Desporto, desde as cadeiras da universidade nos anos 70 do século passado, culminada com a presidência do Comité Olímpico de Portugal nos últimos 11 anos da sua vida.

O auditório de Carnaxide teve casa cheia, e entre os presentes notaram-se os dois candidatos à sucessão de José Manuel Constantino no COP — Laurentino Dias e Fernando Gomes, líderes das listas A e B, respetivamente, que a 19 de março disputam a presidência.

Artur Lopes, atual presidente do COP, deu início à cerimónia, que contou ainda com os discursos do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e da presidente da comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, Edite Estrela.

Vítor Serpa, o autor, assinalou que «foi um desafio tremendo escrever uma vida em tão pouco tempo, quando sabemos que uma vida é muito mais do que aquilo que se vê publicamente». O «saber jornalístico» ajudou-o a escolher os pontos essenciais.

Eduardo Marçal Grilo, ex-ministro, apresentou a obra.