28 maio 2025, 13:29
Vítor Pereira e o mercado: «O jogador português é caro»
Treinador disse ter sensação de dever cumprido neste final de época com o Wolverhampton
Treinador português lembrou época ao serviço do Wolverhampton e revelou os objetivos para 2025/26
Quando Vítor Pereira assumiu o comando do Wolverhampton, a 22 de dezembro de 2024, o clube estava numa situação desesperante, na penúltima posição da Premier League. Contudo, o técnico português conseguiu domar os lobos e levou-os até à segurança, terminando o campeonato na 16.ª posição, 17 pontos acima da linha de água.
Em entrevista à Marca, o treinador recordou o momento em que assinou pelos wolves, destacando que sempre teve o sonho de chegar à elite do futebol inglês: «A minha carreira deu muitas voltas, mas este é o lugar e o nível onde sempre quis estar, durante anos. A Premier League é uma liga espetacular. Cada jogo é um grande desafio diferente e cada erro mata-nos.»
28 maio 2025, 13:29
Treinador disse ter sensação de dever cumprido neste final de época com o Wolverhampton
«Eu estava no Al Shabab e recebi duas propostas da Premier League. Olhando para os plantéis das duas equipas, percebi que o Wolverhampton tinha muita qualidade individual. Nunca senti que fosse um desafio perdido ou algo impossível», recordou, lembrando também a situação frágil em que o clube estava.
«O mais importante era recuperar o nível de confiança dos jogadores. Eu disse: 'Se não tivesse confiança do grupo, não assinava'. Começámos a passar mais tempo juntos para nos reencontrarmos emocionalmente. Os capitães, especialmente o Nélson Semedo, ajudaram-me muito. Voltámos a fazer os nossos estágios, voltámos a comer juntos e programámos várias atividades extrafutebol. Hábitos que se tinham perdido. Criei um GPS tático para transmitir conceitos claros e concretos e para construir uma identidade de jogo. Dividi-o em blocos (defesa, ataque, pressão, bolas paradas...) e repetimo-lo vezes sem conta. Isso, aliado ao facto de termos vencido o Leicester por 3-0 e o Manchester United por 2-0 nos dois primeiros jogos, ajudou-os a acreditar que era possível. Os adeptos começaram a gritar o meu nome. Foi como um despertar.»
9 maio 2025, 12:37
Primeiro troféu para o treinador do Wolverhapton na Premier League; quinto português a ser distinguido
Amado pelos adeptos do Wolverhampton, Vítor Pereira começou a fazer furor em Inglaterra (e na Europa), por festejar as vitórias da equipa... no pub. «Aconteceu de uma forma muito genuína. As pessoas em Wolverhampton, para socializarem, vão ao pub ver futebol. Perguntaram-me se o faria e eu disse que sim, mas primeiro os pontos... e depois as cervejas. E fi-lo de uma forma muito natural. Deu-me a oportunidade de me relacionar com os adeptos. O meu objetivo é criar obras de arte. Gosto de futebol, mas gosto de futebol de qualidade. É isso que peço aos meus jogadores. Não basta jogar só por jogar, é preciso deixar os adeptos orgulhosos», afirmou.
2 maio 2025, 23:40
Treinador do Wolverhampton elogiou a exibição da equipa frente ao Manchester City
A grande temporada ao serviço dos wolves não passou despercebida e Vítor Pereira acabou mesmo por estar entre os nomeados para Melhor Treinador da Época, algo que o surpreendeu: «Nunca imaginei que pudesse lá estar, mas se me escolheram é porque compreenderam que fiz um trabalho muito difícil.»
15 maio 2025, 12:14
Dois dos cinco melhores técnicos do campeonato inglês são portugueses
«O meu título, em todo o caso, é o de termos conseguido a permanência a seis jornadas do fim. Quando cheguei, tinha a certeza de que íamos ser salvos, mas nunca o teria dito tão cedo. Pensei que iríamos lutar até ao fim. De facto, a palavra que mais ouço é 'obrigado'. As pessoas dizem-me que ao salvar a equipa... salvei os seus empregos. A despromoção teria sido um desastre para o clube e para a cidade», continuou.
Por fim, o treinador português revelou as expectativas para 2025/26: «A minha expetativa é lutar para ficar a meio da tabela. Não vim para a Premier League para lutar pela permanência. Vim para cá com a ideia de construir um projeto forte e consistente. O meu objetivo é criar uma equipa competitiva que possa competir com qualquer um e tanto eu como o clube estamos à procura de soluções para isso. A minha ambição e a dos adeptos será maior na próxima época.»
18 junho 2025, 10:10
Campeão Liverpool entra em ação na receção ao Bournemouth, mas é o Man. United-Arsenal a centrar atenções na ronda inaugural, que tem ainda Wolves-Man. City