V. Guimarães: um trio que admira
André Silva, avançado do V. Guimarães (Imago/Maciej Rogowski)

V. Guimarães: um trio que admira

NACIONAL12.02.202419:13

A incontornável sociedade dos Silva voltou a fazer estragos; juntos são responsáveis diretos de 41 dos 49 golos da equipa; frente ao Benfica dois marcaram e outro assistiu.

No empate a duas bolas, frente ao Benfica, na 21.ª jornada da Liga, ficou mais uma vez patente o que significa a ‘Sociedade dos Silva’ - Tiago, Jota e André - para o Vitória de Guimarães. Até o treinador Álvaro Pacheco já evoca esta designação, pois na antevisão ao encontro referiu que Roger Schmidt, treinador dos encarnados, devia estar atento a estes três jogadores e, de facto, tinha razão.

O médio e capitão na ausência de Bruno Varela (lesionado) é um jogador experiente, com 30 anos, que controla muito bem o meio-campo e os ritmos da equipa. Na partida de deste domingo faturou de penálti - marcado de forma exemplar -, colocando o Vitória a vencer por 1-0. Na presente temporada já é responsável por seis golos e quatro assistências, em todas as competições, tendo participado em 23 partidas.

Já o extremo português, de 24 anos, está a realizar uma época de nível elevado, tendo sido utilizado em todos os jogos da equipa. Jota Silva foi titular em todos, com apenas uma exceção, na receção ao Penafiel nos oitavos de final da Taça de Portugal. Mas, nesse encontro ‘saltou’ do banco aos 55 minutos e fez o golo que garantiu o triunfo por 1-0 aos 75’. No total, o avançado leva dez golos e sete assistências e vai alimentado o rol de interessados para o próximo mercado de verão.

André Silva, que contabiliza 12 golos marcados e duas assistências, já está na sua temporada mais goleadora de sempre. Frente ao Benfica voltou a faturar, sendo o terceiro jogo consecutivo a festejar e, nos últimos seis encontros, apontou cinco tentos. O ponta de lança brasileiro, de 26 anos, é mais um ativo valioso e foi por pouco que Álvaro Pacheco não ficou sem ele, agora em janeiro, sendo que o negócio com o Verona de Itália caiu à última hora.