Toma duches de água gelada e dorme com óculos que filtram a luz azul
Leonidas Stergiou IMAGO / Nicolo Campo

CROMO DO EURO Toma duches de água gelada e dorme com óculos que filtram a luz azul

INTERNACIONAL19.06.202407:00

Leonidas Stergiou, da Suíça, tem um ritual pouco comum que o tem ajudado ao longo da carreira e resta saber se também vai ter impacto durante o Euro 2024

Não é o nome mais conhecido da seleção suíça, mas tem um ritual, no mínimo, insólito. Leonidas Stergiou toma um duche de água gelada todas as manhãs e deita-se com uns óculos que filtram luz azul para dormir melhor. Há melhor exemplo de dedicação?

Todos os perfis da seleção suíça no Euro 2024

Stergiou é um caso de superação e a temporada 2023/24 veio dar razão ao ritual. Apesar dos 1,81 metros, abaixo do esperado para um defesa-central, Stergiou conseguiu afirmar-se no Estugarda depois do Natal, com o ponto mais alto a ser o golo marcado a Manuel Neuer na vitória por 3-1 frente ao Bayern de Munique. Para fechar a época em grande, o defesa de 22 anos foi chamado pela primeira vez a um Europeu.

Agora, tem a missão de convencer o selecionador a dar-lhe a titularidade, quem sabe hoje frente à Escócia, nem que seja pela forma física que parece levar a sério. «A nutrição é muito importante para mim. Li uns quantos livros e interessa-me muito», confessou. Stergiou tem mesmo dois tios que gerem um restaurante: Gault&Millau, em Liechtenstein, sendo que o pai já trabalhou em catering.

Numa entrevista ao portal ‘Transfermarkt’ da Suíça, em maio de 2021, Stergiou já mostrava que queria ir mais além. «No futebol profissional, principalmente entre os jogadores mais jovens, tem de se crescer muito rápido», argumentou. E Stergiou cresceu… Toma um duche de água gelada todas as manhãs para despertar o corpo e a mente, o que também acelera a recuperação muscular. Quanto aos célebres óculos, tem uma explicação científica: o filtro azul permite ao atleta descansar melhor, afastando a luz azul emitida pelos telemóveis e computadores. Que se preparem os colegas de quarto na Alemanha…

Este artigo partiu do perfil de Leonidas Stergiou que A BOLA publicou no âmbito da Guardian Experts’ Network, uma rede de troca de conteúdos liderada pelo conceituado jornal inglês, e que inclui meios de comunicação social de vários países representados no torneio.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer