Taça Asiática: Catar termina com sonho da Palestina
Afif (à esquerda) foi decisivo para o Catar (Foto: AsianCup2023/X)

Taça Asiática: Catar termina com sonho da Palestina

INTERNACIONAL29.01.202418:45

Ex-Arouca ainda adiantou os palestinianos, mas os anfitriões acabaram por confirmar o seu favoritismo

Após ganhar todos os três jogos da fase de grupos e a defender o título que conquistara em 2019, o Catar era teoricamente o grande favorito a vencer este duelo dos oitavos de final contra a Palestina, equipa que se apurara pela primeira vez na sua história para esta fase. Mas já se sabe que a teoria pouco conta quando a bola começa a rolar. 

Antes da partida começar, foi anunciado no estádio que se iria realizar um minuto de silêncio como «um símbolo de compaixão e de esperança numa solução pacífica para o atual conflito na Palestina».

Iniciado o jogo, após um equilíbrio de forças, a Palestina começou a crescer no encontro ao fazer contra-ataques perigosos e chegou ao golo graças a um remate colocado de Oday Dabbagh. O avançado que representou o Arouca entre 2021 e 2022 progrediu bem com a bola e fez o seu terceiro golo no torneio, dando esperanças à sua nação.

Os cataris tornaram-se então mais incisivos e, no último dos seis minutos de compensação da 1.ª parte, Hassan Al Haydos fez o golo de empate num pontapé de canto bem estudado. 

E no reatar da partida, aos 47’, Mohammed Saleh cometeu falta na sua área e o Catar aproveitou o penálti para, através do seu melhor jogador Akram Afif, colocar-se na frente do marcador. 

A Palestina foi depois incapaz de chegar ao empate, tendo o Catar sido a equipa mais clarividente e garantido, assim, a passagem aos quartos de final, onde irá enfrentar o vencedor do duelo entre Uzbequistão e Tailândia, que se realiza esta terça-feira às 11.00 horas.