Sporting: Rui Borges pode ficar sem 13 jogadores na pausa FIFA
Quatro ausências já estão confirmadas, mas o número subirá exponencialmente
A Liga parará após os encontros deste fim de semana e, para já, Rui Borges já sabe que na pausa FIFA não poderá contar com quatro ausências, cujas convocatórias para as respetivas seleções já foram divulgadas: Hjulmand e Harder para a Dinamarca que defrontará Portugal em jogos dos quartos de final da Liga das Nações; Diomande para a Costa do Marfim que desafia Burundi e Gâmbia em encontros da fase de qualificação da zona africana para o Mundial-2026 e Geny Catamo, chamado por Moçambique para os confrontos diante de Uganda e Argélia para a mesma competição em que defesa central estará inserido.
Mas este número poderá subir exponencialmente. Por exemplo, no que toca à Seleção Nacional é bem provável a possibilidade de Roberto Martínez convocar Rui Silva para os encontros com os dinamarqueses, a contar para os quartos de final da Liga das Nações. Francisco Trincão e Geovany Quenda também costumam ser opções para o selecionado luso.
Mas o rol é mais extenso e passa, também, por Hidemasa Morita que sabe na madrugada desta quarta-feira se será chamado para os encontros do Japão frente a Bahrain e Arábia Saudita da zona asiática da qualificação para o Mundial-2026.
O caso do nipónico é o que causará maior apreensão ao responsável técnico dos leões, pois Morita costuma ser opção inicial para o selecionador Hajime Moriyasu e ambos os encontros disputam-se em Saitama, pelo que ao desgaste das partidas haverá a acrescer o das longas viagens e é preciso não esquecer que o número 5 dos leões apenas regressou domingo à competição, diante do Casa Pia, depois de paragem devido a dores nos gémeos direitos.
Gyokeres saberá durante esta quarta-feira se figurará entre os eleitos do selecionador sueco, Jon Dahl Tomasson, para os particulares com Luxemburgo e Irlanda do Norte.
A lista crescerá com Zeno Debast, que deverá ser escolhido pelo novo selecionador da Bélgica, Rudi Garcia, para os encontros com a Ucrânia da Liga das Nações.
Por fim, há os casos de Franco Israel e Maxi Araújo, que deverão ser chamados por Marcelo Bielsa para os encontros da zona sul-americana de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026 diante de Argentina e Bolívia.
E não está Rui Borges a salvo de mais qualquer surpresa que lhe tirará ainda mais jogadores.