Bernardo Silva foi o capitão do Man. City frente ao Newcastle
Bernardo Silva foi o capitão do Man. City frente ao Newcastle - Foto: IMAGO

Manchester City sai de Newcastle mais perto de Wembley

Bernardo Silva e Matheus Nunes titulares na vitória por 2-0 dos 'citizens' na primeira mão da meia-final da Taça da Liga

O Manchester City está mais perto da final da Taça da Liga Inglesa. A equipa de Bernardo Silva e Matheus Nunes, ambos titulares, venceu, esta terça-feira, em casa do Newcastle, por 2-0, na 1.ª mão das meias-finais da EFL Cup.

Cinco minutos bastaram para que, num ataque rápido, o passe certeiro de Jacob Murphy encontrasse Yoane Wissa, que não conseguiu receber com qualidade e, já na área, atirou por cima. Este foi, de resto, o grande momento da primeira parte. O Man. City teve mais bola, o Newcastle apostou nos ataques rápidos, mas o perigo foi uma miragem. Quando se ouviu o apito final do primeiro tempo, apenas três remates tinham sido efetuados, nenhum com perigo.

A escassez de perigo não voltou para a segunda parte. Aos 51', logo após Pope evitar um autogolo de Gordon, Wissa cabeceou e obrigou Trafford a uma grande defesa. Na recarga, Bruno Guimarães acertou em cheio no poste.

Aos 53' chegou o golo... mas do Manchester City. Doku arrancou, passou por Barnes e cruzou para a pequena área. O ligeiro desvio de Bernardo Silva deixou o esférico ao alcance de Semenyo, que, à ponta de lança, encostou para abrir o marcador.

A mais recente contratação dos skyblues fez o terceiro golo em dois jogos pelo City e até chegou ao quarto, mas o toque com o joelho na sequência de um canto não contou. Depois de longa análise, o VAR viu fora de jogo de Haaland, que estava junto a Malick Thiaw. Chris Kavanagh foi chamado a rever as imagens e considerou que o norueguês teve impacto no lance, provocando a alegria das bancadas de St. James' Park.

Os magpies pressionaram na luta pelo empate e Woltemade, acabado de entrar, ainda esteve perto, num par de ocasiões, de fazer o golo, mas Khusanov impediu o remate do avançado aos 84' e, aos 90'+4, o gigante alemão não foi suficientemente gigante para conseguir alcançar o cruzamento venenoso de Barnes, que, se desviado, tinha grandes hipóteses de acabar com a bola dentro da baliza de Trafford.

O Manchester City procurou, no contra-ataque, fazer o segundo, que daria mais conforto na eliminatória. Não foi na transição, mas o 2-0 chegou mesmo, em cima do apito final. Cherki tocou de calcanhar para Ait-Nouri, recebeu novamente e finalizou para fazer o segundo da equipa de Pep Guardiola. Golo que pode revelar-se decisivo na eliminatória a duas mãos. O Man. City saiu de Newcastle com preciosa vantagem na luta pelo acesso à final da Taça da Liga. A segunda mão joga-se a 4 de fevereiro, em Manchester.