Sporting-Farense: fintar contrariedades e… ganhar
Esgaio e Marco Matias, duelo que hoje pode ser reeditado (Miguel Nunes/ASF)

ANTEVISÃO Sporting-Farense: fintar contrariedades e… ganhar

NACIONAL03.03.202408:00

Leões vêm de uma vitória frente ao Benfica, para a Taça de Portugal, e os algarvios enfrentam ciclo negativo de cinco jogos sem vencer

O apito inicial do Sporting-Farense está agendado para as 18 horas deste domingo, no Estádio José Alvalade, referente à 24.ª jornada da Liga, com os verdes e brancos a ocuparem a 2.ª posição na tabela classificativa, com 56 pontos (tem um jogo a menos, com o Famalicão) e os algarvios surgem no 8.º lugar, com 26 pontos.

Este será o 32 encontro das duas equipas na casa do Sporting, com o histórico de resultados a ser claramente favorável aos leões, que venceram por 29 vezes, tendo-se registado dois empates e apenas por uma vez o Farense venceu em Alvalade.

O árbitro da partida é Cláudio Pereira (AF Aveiro), assistido por Tiago Costa e André Almeida, com Diogo Rosa como 4.º árbitro. No VAR/AVAR vão estar Bruno Esteves e Hugo Ribeiro, respetivamente.

Cláudio Pereira vai ser o árbitro do Sporting-Farense (IMAGO)

SPORTING

A equipa de Rúben Amorim chega a este jogo moralizado pela vitória frente ao eterno rival Benfica, por 2-1, em Alvalade, referente à 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, mas sem tempo para respirar.

Os leões têm vivido um ciclo verdadeiramente alucinante, com jogos de três em três dias, sem folgas, com os jogadores a dar sinais de fadiga, obrigando a paragem, como é o caso de Gonçalo Inácio, que falhou o dérbi e também não é opção para hoje, a que se junta o pouco tempo para reintegrar quem regressa de lesão, nomeadamente Paulinho (tendinite pós-traumática no pé direito), St. Juste (entorse no tornozelo esquerdo) e Trincão (traumatismo no pé esquerdo).

A maior contrariedade aconteceu no treino da última sexta-feira, em que o guarda-redes Adán sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda que o deve afastar da competição durante um mês.

Na teoria o Sporting tem o favoritismo do seu lado, embora no jogo da primeira volta tenha suado para sair do São Luís com os três pontos (3-2). São esperados golos neste encontro, tendo em conta que os leões marcam há já marca há 22 jogos consecutivos na Liga.

Os índices de confiança dos jogadores de Rúben Amorim estão altos, com os leões envolvidos em várias frentes, nomeadamente Liga, Liga Europa e Taça de Portugal, com um único foco: conquistar títulos.

Onze provável (3x4x3): Franco Israel; Eduardo Quaresma, Coates e Diomande; Esgaio, Daniel Bragança, Hjulmand e Nuno Santos; Pedro Gonçalves, Gyokeres e Edwards

Lesionados: Adán e Gonçalo Inácio

Em risco de exclusão: Nuno Santos, Edwards, Pedro Gonçalves, Esgaio e Neto  

A figura: Gyokeres

É, sem dúvida, um caso de sucesso. Desde que chegou a Alvalade, o sueco tem alcançado números históricos, tanto a nível pessoal como coletivo. É letal no ataque (um dos melhores marcadores na Liga, com 17 golos), mas a sua ação não se cinge ao ataque, mas também por todas as ações em campo. Tem mostrado a sua veia trabalhadora e capacidade de resistência, nos muitos quilómetros que percorre, a integração na forma de jogar da equipa, a abrangência que tem no meio-campo, servindo até de referência pela dinâmica que impõe. Não é um jogador egoísta, procura sempre o colega que está em melhor posição para rematar à baliza e prova disso são as dez assistências que já fez na época.

Gyokeres é o melhor marcador da Liga, com 17 golos (Miguel Nunes/ASF)

O que disse Rúben Amorim: «Precisamos de apoio principalmente pela qualidade do Farense e do seu treinador, que é muito inteligente. Temos de lutar por cada bola porque eles são muito fortes na segunda bola. São das melhores equipas nas transições. O Rui Costa parece-me que também está fora, o Mattheus [Oliveira] está castigado e também nos castigou bastante na bola parada, com a sua inteligência. Adaptámos a equipa a isso e estaremos preparados para um bom jogo.»

FARENSE

Os leões de Faro chegam a Alvalade vindos de uma sequência negativa de cinco  jogos sem vencer na Liga, mais concretamente derrotas frente a FC Porto (1-3), SC Braga (1-2) e Moreirense (0-1) e empates com Chaves e Famalicão (ambos por 1-1).

Jogar em Alvalade é sempre motivação extra para os jogadores que, numa bela montra, não querem perder oportunidade de rubricar boa opinião e, claro, tentar pontuar diante de um dos candidatos ao título nacional.

José Mota preparou a visita aos leões com algumas incertezas face à utilização de alguns jogadores, como PastorTalocha e Bruno Duarte, devido a questões físicas, sabendo que não conta com o brasileiro Mattheus Oliveira, que já foi jogador do Sporting, e no encontro da primeira volta marcou dois golos de livre, devido a castigo.

Bruno Duarte tem sido a referência dos leões de Faro, mas a sua utilização no jogo de hoje não é certa. , sendo que José Mota poderá reforçar o meio-campo e deixar o ataque aberto com dois jogadores móveis, nomeadamente Belloumi e Marco Matias.

Diga-se que a única vez que os algarvios saíram a sorrir de Alvalade foi a 28 de abril de 1991, após vitória por 1-0, com golo de Curcic, aos 67 minutos. Os únicos pontos conquistados no estádio dos leões foram nos anos 90, sob a orientação de Paco Fortes, que além desse triunfo averbou dois empates: 1-1 (1994/1995) e 0-0 (1996/1997).

Onze provável (4x2x3x1): Ricardo Velho; Pastor, Gonçalo Silva, Zach Muscat e Talys Oliveira; Cláudio Falcão e Cáseres; Elves Baldé, Fabrício Isidoro e Rafael Barbosa; Luís

Lesionados: Luiz Felipe, Rui Costa, Talocha e Bruno Duarte  

Em dúvida: Pastor

Castigado: Mattheus Oliveira

Em risco de exclusão: Zach Muscat e Artur Jorge

A figura: Ricardo Velho

É o jogador mais utilizado do plantel, totalista na Liga, com 2070 minutos somados, apesar dos golos que tem sofrido e da equipa não ganhar há cinco jogos, tem rubricado exibições de luxo, como por exemplo frente ao SC Braga que somou o máximo de defesas da jornada (seis), uma delas a travar uma grande penalidade. O guardião, de 25 anos, a cumprir a quarta temporada em Faro, tem visto o seu nome inscrito no top das estatísticas da Liga e, diga-se, transmite grande segurança à sua equipa.

O guarda-redes Ricardo Velho em ação pelo Farense em jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

O que disse José Mota: «Este Sporting está muito forte, venceu todos os jogos em casa para o campeonato, o que diz do mérito da equipa e qualidade dos jogadores. Queremos ser uma equipa rigorosa, coesa, que muitas das vezes possa jogar e assumir o jogo, possa criar desequilíbrios na defesa do Sporting. Esse é o objetivo. O que sabemos é que vamos encontrar uma equipa motivadíssima, com jogadores experientes, com o objetivo de ser campeão. Sabemos que vamos ter muitas dificuldades, que têm que ser ultrapassadas com carisma, organização e uma disciplina tática muito grande para tentarmos anular os pontos muito fortes que este Sporting tem.»