Sporting de Rui Borges visto à lupa

NACIONAL12.03.202521:14

Dez jogos do treinador na Liga à frente dos leões: todos os números. Dos minutos de Trincão e Geovany Quenda aos 11 da formação. 5.º técnico leonino neste século com mais pontos nas primeiras dez jornadas

Rui Borges completou 10 jogos de Liga no comando do Sporting: seis vitórias e quatro empates. Ou seja, 22 pontos. Entrou com a equipa no segundo lugar a um ponto do Benfica e tem agora mais três. Marcou 24 golos contra 19 dos encarnados e sofreu mais dois: 10 contra 12. Os encarnados têm um jogo em atraso, a realizar a 28 de março, em casa do Gil Vicente.

Com 22 pontos, é o quinto treinador do Sporting, neste século, com mais pontos nas primeiras dez jornadas à frente da equipa. Apenas batido por Jorge Jesus (26), Sá Pinto (24) e Leonardo Jardim e Domingos Paciência (ambos com 23). Mas só Rui Borges e Jorge Jesus completaram as dez primeiras jornadas no Sporting sem serem derrotados. JJ perdeu pela primeira vez à 14.ª jornada de 2015/2016 (0-1 em casa do União, treinado por Norton de Matos).

Se quiser ultrapassar a marca do atual treinador do Al Hilal, completando as primeiras 15 jornadas no Sporting sem ser batido, terá de somar pontos em mais cinco jogos: Famalicão (casa), Estrela da Amadora (fora), SC Braga (casa), Santa Clara (fora) e Moreirense (casa).

Há um leão que supera todos estes craques no Sporting

12 março 2025, 18:15

Há um leão que supera todos estes craques no Sporting

Quenda soma sete assistências para golo, um registo superior aos grandes talentos da escola de extremos em Alcochete no seu ano de estreia nos seniores. Foi lançado por Ruben Amorim, mas com Rui Borges o rendimento (e os números) do ala leonino subiram. Cinco dos sete passes decisivos para golo aconteceram na era do atual treinador

Esta sequência de jogos sem ser derrotado no campeonato nacional pertence também, ou sobretudo, aos jogadores. Rui Borges utilizou, até agora, 26 jogadores no campeonato. Só Nuno Santos e Pedro Gonçalves, lesionados de longa duração, ainda não jogaram sob o comando do atual treinador, além, claro, de mais alguns jovens.

Ao longo das jornadas de Liga, Rui Borges utilizou nada menos de 11 jogadores da formação. Quenda, Gonçalo Inácio, Daniel Bragança, Eduardo Quaresma, Ricardo Esgaio e Afonso Moreira tinham sido lançados por Ruben Amorim e, fruto das sucessivas lesões que o plantel foi sofrendo, o atual treinador lançou João Simões, Alexandre Brito, Eduardo Felicíssimo, Henrique Arreiol e José Silva.

Acima dos 90% de minutos na Liga apenas um nome: Trincão, utilizado em 863 dos 900 minutos de Rui Borges na Liga. É aquele que tem mais minutos, mas é, ao mesmo tempo, aquele que mais vezes é substituído: Benfica (saiu aos 80’), Rio Ave (88’), Nacional (88’), Farense (89’), Aves SAD (83’), Estoril (78’) e Casa Pia (87’).

Depois, com utilização entre 50 e 90 por cento (450’ a 810’) e minutos, surgem nove nomes: Geovany Quenda, Diomande, Fresneda, Gonçalo Inácio, Rui Silva, Hjulmand, Gyokeres, Maxi Araújo e Debast.

Por fim, entre os 20 e os 50 por cento de utilização (180’ a 450’) surgem os principais lesionados (Matheus Reis, Catamo, Morita, João Simões, Bragança, Quaresma, St. Juste) e ainda Harder, Esgaio e Israel, com menos minutos por mera opção de Rui Borges.

Abaixo de 100 minutos de utilização desde a chegada de Rui Borges, apenas seis jogadores e todos muito jovens: Alexandre Brito, Eduardo Felicíssimo, Henrique Arreiol, José Silva, Biel e Afonso Moreira.

Quatro jogadores estiveram nas dez jornadas com Rui Borges: Trincão, Quenda, Fresneda e Harder. O onze-tipo do Sporting nas últimas dez jornadas da Liga é este: Rui Silva; Gonçalo Inácio, Diomande e Matheus Reis; Fresneda, Hjulmand, Debast e Maxi Araújo; Trincão, Gyokeres e Quenda.

Gyokeres, com 9 golos, é o goleador de Borges

O Sporting marcou 24 golos nas dez jornadas em que Rui Borges esteve no comando da equipa. O melhor goleador, claro, é Viktor Gyokeres com 9 remates certeiros. Seguem-se Francisco Trincão com três, Conrad Harder, Gonçalo Inácio, Iván Fresneda e Ousmane Diomande com dois e Geny Catamo, João Simões e Morten Hjulmand com um. Aderllan Santos (Rio Ave) marcou na própria baliza no triunfo leonino em casa do Rio Ave, na jornada 18 da Liga.

Gyokeres é o goleador do campeonato (IMAGO)

Gyokeres faz um golo a cada três remates

Gyokeres é o mais rematador do Sporting e é, obviamente, o que mais vezes o faz na direção da baliza. Rematou 32 vezes, 22 deles enquadrados: 69 por cento dos remates do sueco vão, pois, à baliza. E 9 deram golos na Liga. Ou seja, um em cada três remates de Gyokeres dá golo (9 em 32 remates). Seguem-se Trincão e Harder com um golo a cada dez remates (3/30 e 2/21). O pior rematador, em teoria, é Geny Catamo: 15 e só dois enquadrados e um golo.

Mais de seis remates para fazer golo

O Sporting rematou 159 vezes para marcar 24 golos. Precisa, pois, um pouco mais de seis remates para fazer golo. O jogo em que mais rematou foi no 3-0 em Vila do Conde (29), seguido pelo empate com Arouca e vitória com Farense (ambos com 21). Os jogos em que menos o fez foi nos empates com V. Guimarães e Aves SAD (ambos com 9) e nas vitórias sobre o Benfica (12) e FC Porto (13).

Gyokeres e Trincão fazem boa sociedade (IMAGO)

Gyokeres e Francisco Trincão foram os que mais remataram, respetivamente com 32 e 30 bolas na direção da baliza. O sueco apontou 9 golos nesses 32 remates. Precisa de pouco mais de três para fazer golo. O português apontou três golos, pelo que precisa de rematar muito mais para colocar a bola no fundo da baliza. Grosso modo, a cada dez remates o esquerdino faz golo. Gonçalo Inácio (7 remates, 2 golos) e Fresneda (6 remates, 2 golos) estão ao nível de Gyokeres na eficácia rematadora.

Quenda, o sr. cruzamento e Maxi Araújo, o sr. das faltas

Maxi Araújo é o jogador do Sporting mais envolvido em faltas. Sofreu 13 e cometeu outras 13. Total: 26. Segue-se o capitão Hjulmand. Sofreu 16 e cometeu 9. Total: 25. O dinamarquês é o leão que mais vezes sofre faltas. Mesmo Gyokeres tem menos (15). Diomande, por seu lado, é o que mais vezes comete infrações: 14. E só quatro faltas sofreu. Gyokeres, nas últimas dez jornadas, cometeu apenas uma falta.

Os homens que mais têm cruzado no Sporting são Quenda, Trincão, Fresneda e Maxi Araújo. O adolescente, então, é o senhor cruzamento. O Sporting efetuou, nos últimos dez jogos de Liga, 169 cruzamentos e 26 foram de Quenda. Ou seja, um em cada 15.

Os jogadores do Sporting quase não têm sido apanhados em fora de jogo nas dez jornadas sob o comando de Rui Borges. Apenas por nove vezes o foram.

Cinco jogadores sub-20 no jogo com o Estoril

O jogo com o Estoril, da jornada 24, terá sido aquele em que Rui Borges mais dificuldades sentiu para encontrar o onze inicial. Foi também o encontro em que o treinador do Sporting mais sub-20 utilizou: Geovany Quenda (17 anos e 307 dias), Eduardo Felicíssimo (18 anos e 54 dias), José Silva (19 anos e 195 dias), Henrique Arreiol (19 anos e 255 dias) e Conrad Harder (19 anos e 330 dias). Além deste quinteto, houve mais cinco até aos 25 anos: Fresneda (20 anos e 156 dias), Ousmane Diomande (21 anos e 89 dias), Zeno Debast (21 anos e 130 dias), Gonçalo Inácio (23 anos e 190 dias) e Geny Catamo (24 anos e 36 dias).

Eduardo Felicíssimo em ação com o Estoril (IMAGO)