Sporting: Brilha na Europa e já tem Inglaterra à perna
Golo de Edwards para o empate com a Atalanta. MIGUEL NUNES/ASF

Sporting: Brilha na Europa e já tem Inglaterra à perna

NACIONAL01.12.202320:39

Tottenham já tinha visto o avançado no dérbi da Luz e viu também golo que marcou à Atalanta; clubes da Premier League conhecem bem o leão; SAD avança com renovação de contrato

As grandes exibições de Marcus Edwards saltam de Portugal para a Europa, da Liga Portuguesa para as provas da UEFA, e com isso o avançado do Sporting já tem a Inglaterra à perna. Porque na Premier League o inglês de 24 anos é já bem conhecido e os desempenhos na Liga Europa fazem os interessados começarem a ponderar avançar de forma concreta no mercado. No dérbi da Luz, 1-2 com o Benfica, golo de Gyokeres a passe do britânico, o Tottenham teve emissário a observar o camisola 10 dos leões e os spurs estiveram também atentos ao golo e à exibição com a Atalanta, em Itália (1-1), na quinta-feira.

Mais uma vez, a entrada de Edwards (ao intervalo) revelou-se fundamental na reação do Sporting. Tinha sido assim no jogo da primeira volta (1-2 em Alvalade) com os italianos, foi assim em Bérgamo — um golo, três passes para finalização, duas conduções progressivas e 89 por cento de eficácia de passe aguçaram ainda mais o interesse dos vários clubes da Premier League que o seguem cada vez mais de perto.

Edwards tem contrato com  o Sporting até 2026. Chegou a Alvalade em janeiro de 2022, oriundo do Vitória de Guimarães, que recebeu €7,5 milhões. Assinou por quatro épocas e meia, ficou com cláusula de 60 milhões de euros. Por isso na altura de acertar a renovação, que os verdes e brancos vão acelerar, como A BOLA já deu conta, o avançado deverá ver o vínculo crescer em duas ou três épocas, para 2028 ou 2029. É intenção leonina também ver subir o valor da cláusula de rescisão em 20 milhões de euros, para os 80 milhões. E deve crescer também o vencimento do jogador, para patamar mais elevado na folha salarial leonina.

Sporting: renovação de Edwards acelera

6 novembro 2023, 23:30

Sporting: renovação de Edwards acelera

Em crescendo, extremo conquistou titularidade e é decisivo; clubes ingleses cada vez mais atentos… administração ‘obrigada’ a avançar para o prolongamento do vínculo; cláusula de rescisão pode passar para 80 milhões

Querem os leões segurar de forma mais firme o inglês, que se formou no Tottenham, clube de onde se transferiu em 2019/2020 para o Vitória e que ainda mantém direito a 35 por cento de futura transferência — esse valor era de 50 por cento, mas com a transferência de Pedro Porro de Alvalade para o emblema londrino na época passada, por 45 milhões de euros, os verdes e brancos resgataram mais 15 por cento.

Com um acidente pelo meio

Os últimos dias terminaram com um golo na Liga Europa — 1-1 com a Atalanta, em Bérgamo, que não valeu o 1.º lugar do Grupo D mas que já garantiu a qualificação para o play-off de apuramento para os oitavos de final — mas foram conturbados não apenas pelo fervor da competição desportiva mas porque o inglês se viu envolvido num acidente de viação, na véspera do encontro com os italianos, na reta da Atalaia e quando ia para o treino, felizmente sem consequências para o leão e para o outro envolvido. Edwards logo foi apoiado pelo clube, primeiro pelo departamento médico e depois pelos companheiros, equipa técnica e restante staff. O apoio familiar também foi importante e o avançado foi o melhor em campo em Itália.