Ex-Sporting e internacional moçambicano morre aos 61 anos
O antigo internacional moçambicano Ali Hassan, que representou o Sporting entre 1988 e 1991, morreu esta terça-feira, aos 61 anos, vítima de doença, informou o clube de Alvalade.
O ex-médio leonino encontrava-se internado há vários dias e estava em coma induzido. A notícia do falecimento motivou uma reação oficial do Sporting, que, através do seu site, manifestou: «O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do seu ex-futebolista Ali Hassan. Aos familiares, amigos e a todos os que com ele partilharam a vida, o clube endereça as mais sentidas condolências, prestando homenagem à sua memória e ao seu contributo enquanto atleta de leão ao peito.»
Nascido em Moçambique, Ali Mahomed Hassan iniciou a carreira no Grupo Desportivo de Maputo, onde se destacou ao ponto de ser observado pelo Benfica. Acabaria, no entanto, por assinar pelo Sporting, clube ao serviço do qual jogou durante três temporadas, entre o final da década de 1980 e o início da de 1990.
Depois da passagem por Alvalade, prosseguiu carreira em Portugal, representando Vitória de Setúbal, Amora, Académico de Viseu e Torres Novas, antes de regressar ao seu país natal. Já em Moçambique, Ali Hassan enveredou pela carreira de treinador, tendo estado sete anos à frente da Liga Desportiva de Maputo, seguindo-se uma passagem pelo Grupo Desportivo Mahafil. Nos últimos anos, foi também presença habitual como comentador televisivo, mantendo ligação ativa ao futebol.