Rui Vitória quebra silêncio e reage ao despedimento de selecionador do Egito
@rui.vitoriaoficial

Rui Vitória quebra silêncio e reage ao despedimento de selecionador do Egito

INTERNACIONAL17.02.202418:50

Técnico português mostrou-se indignado, nas redes sociais, com a decisão da federação em afastá-lo do comando técnico, após a eliminação do CAN 2023

Rui Vitória finalmente reagiu, nas redes sociais, ao seu despedimento de selecionador do Egito, após a eliminação da sua equipa do CAN 2023, nas grandes penalidades frente à República Democrática do Congo.

O técnico começou por destacar o trabalho que fez durante estes (quase) dois anos, relembrando que até foi considerado um dos melhores selecionadores do mundo: «Pela decisão da EFA, o meu ciclo como treinador da seleção do Egito chegou ao fim. Agora que alguns dias já passaram desde o anúncio oficial, e após um período de reflexão, posso dizer que saio após 19 meses, 18 jogos, com apenas uma derrota, e com a nomeação para o melhor selecionador do mundo.»

«O que é que estes números significam? Significam que nos dedicámos a construir uma fundação sólida para o presente e para o futuro do futebol egípcio, enfrentado vários desafios com determinação e um foco inabalável na excelência», explicou, indignado.

O português ainda recordou que o objetivo principal era a presença no próximo Campeonato do Mundo, em 2026, ficando bastante surpreendido com a decisão da federação, nesta altura: «Os quatro anos de contrato que assinei destinavam-se, como era conhecido publicamente, para o preparamento e a renovação da equipa para o Mundial de 2026. Estamos no início de 2024. Eu cheguei numa altura desafiante, com o objetivo de mudar a situação da seleção, ausente do último Mundial e no último lugar da qualificação para o CAN. A nossa qualificação, e os consequentes resultados, são uma prova da capacidade de superação de desafios e da qualidade do trabalho desenvolvido.»

Por fim, o antigo treinador do Benfica garante que ninguém gostou que a sua equipa ficasse pelos oitavos de final da competição africana, principalmente ele, mas revela que, um dia, vai falar publicamente sobre todos os problemas que teve durante a realização da mesma: «Obviamente que não estamos satisfeitos com a eliminação nos penáltis no último CAN, mas sabemos as adversidades que enfrentámos, das quais irei falar mais tarde. Eu agradeço à minha equipa técnica, ao staff, e especialmente aos jogadores, cujo comprometimento e paixão foram essenciais. Para os adeptos e para as pessoas do Egito, o meu profundo agradecimento pelo constante apoio.»

«Esta experiência enriqueceu-me profissionalmente e pessoalmente, e deixa-me convencido, tal como tenho dito sempre, que o futuro do futebol egípcio pode ser, se todos desejaram, prometedor. Obrigado, Egito, por esta aventura memorável», finalizou Rui Vitória.

Tags: