7 junho 2025, 15:45
Rui Costa: «Proença? Apoio o projeto e não a pessoa»
Presidente do Benfica justifica apoio dado ao agora presidente da Federação Portuguesa de Futebol
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi questionado sobre a reação encarnada aos eventos da Taça de Portugal
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, esteve em Miami a acompanhar o Boca Juniors-Benfica, no Mundial de Clubes. No final do encontro, o líder federativo falou à RTP, que o questionou sobre o jogo, com um olhar para a arbitragem do juiz mexicano que dirigiu a partida. Proença abordou ainda a posição dos encarnados sobre os eventos da final da Taça de Portugal, que levou a um comunicado do clube da Luz, dirigido, sobretudo, à Cidade do Futebol.
«Enquanto presidente da Federação Portuguesa de Futebol acompanhei o FC Porto ontem em Nova Iorque e hoje o Benfica, numa presença institucional muito importante nesta competição da FIFA», começou por referir Proença.
«Duas boas prestações que abrem boas perspetivas para a fase de grupos. Equipas muito equivalentes, com intensidade nos jogos, num ambiente absolutamente extraordinário. Estamos satisfeitos com o que está a suceder», acrescentou.
Questionado sobre o facto de a arbitragem portuguesa não estar presente no torneio, o dirigente comentou: « É uma competição nova, acontecerá naturalmente, são ciclos que acontecem. O futebol português está representado, duas equipas isso é que interessa relevar, uma festa grande dos adeptos e investimento da FIFA.»
Depois, Proença foi então questionado sobre como está a relação com Benfica.
«As relações com todos os clubes são muitíssimo boas, há momentos pontuais. O que interessa é discutir isso na sua transversalidade, a relação com o Benfica, o FC Porto, o Sporting, o SC Braga, o Vitória, todos os grandes clubes. Fazemos parte desta grande comunidade. Pontualmente aqui e acolá, as pessoas são mais desgastadas, ainda há cinco semanas almoçamos todos na Cidade do Futebol, é importante refletir sobre as coisas, mas as relações neste momento estão tranquilas», começou por dizer.
«As minhas relações com o presidente Rui Costa, o presidente Frederico Varandas, com o presidente André [Villas-Boas], Salvador, António Miguel Cardoso são todas muito boas. Estive dez anos no futebol profissional e estabeleci essas relações. Não significa que as coisas aqui e acolá não estejam de desagrado, mas obviamente a importância do futebol português ultrapassa isso tudo», argumentou.
7 junho 2025, 15:45
Presidente do Benfica justifica apoio dado ao agora presidente da Federação Portuguesa de Futebol
Tema central do futebol português é a centralização dos direitos televisivos, um processo que Pedro Proença iniciou quando era presidente da Liga, mas no qual ainda tem papel a cumprir.
«Obviamente, essa [negociação] é uma responsabilidade da Liga Portugal e do seu presidente, pessoa que admiro muito. A FPF também tem papel muito importante na aprovação do que for a proposta. O que foi dito é que a FPF estará aqui para garantir aquilo que for decidido. A FPF é o ministério de todas essas relações e estará cá», resumiu o líder da FPF.
Proença ainda teve uma palavra sobre os recentes feitos das seleções portuguesas: «Não é só termos ganho a Liga das Nações. Foi termos sido campeões europeus de sub-17, agora ganhámos esta Liga das Nações, uma excelente prestação dos sub-21 que jogam amanhã [hoje]m aproveito ara desejar boa sorte. É o futebol português no seu melhor, esta capacidade de gerar talento, das novas gerações que aí vêm é o que eu disse, habituem-se que vamos ganhar muitas vezes.»
Por fim, o dirigente admitiu que «existirão sempre desafios no futebol português, a calendarização, a centralização, a redução de custos de contexto, há uma panóplia de assuntos», mas acrescentou que «há que perspetivar isto sempre de forma positiva porque os problemas não são problemas, são desafios». Como «pessoa positiva» que é, Proença acredita que «naturalmente se vai conseguir resolver os desafios que temos pela frente».
O que disse Rui Costa após a final da Taça de Portugal