Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto pela segunda legislatura consecutiva. FOTO D. R.
Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto pela segunda legislatura consecutiva. FOTO D. R.

Pedro Dias mantém-se como secretário de Estado do Desporto

Antigo dirigente da FADU e da FPF prossegue o trabalho iniciado no primeiro governo liderado por Luís Montenegro

Pedro Dias vai ser empossado esta sexta-feira como secretário de Estado do Desporto (SED), mantendo-se no cargo que ocupa desde a primeira eleição de Luís Montenegro como primeiro-ministro de Portugal, há pouco mais de um ano.

A lista de secretários de Estado foi entregue esta quinta-feira ao Presidente da República e divulgada ao início da noite.

A maior diferença que Pedro Dias vai encontrar é o reporte: no XXIV Governo Constitucional o SED estava sob alçada do Ministério dos Assuntos Parlamentares (liderado por Pedro Duarte, agora candidato do PSD à Câmara Municipal do Porto); no XXV, que tomou posse ao final da tarde desta quinta-feira no Palácio de Belém, a secretaria de Estado passa a estar integrada no Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, cuja titular é Margarida Balseiro Lopes.

Pedro Dias foi o elemento da Direção da Federação Portuguesa de Futebol responsável pelas áreas de futsal, futebol de praia e investigação/desenvolvimento durante os mandatos de Fernando Gomes na Cidade do Futebol (e antes na Alexandre Herculano), entre 2011 e 2014.

Antes tinha já no currículo a presidência da FADU (Federação Académica do Desporto Universitário), cargo que lhe permitiu representar Portugal nas Universíadas de 1993, em Buffalo (Estados Unidos).