Pai de Vincent Kompany interveio no Parlamento belga contra... patrocinador do Bayern
O Parlamento belga condenou esta semana o Ruanda pela violência no leste do Congo. O que tem isto a ver com futebol? Acontece que foi uma vitória para Pierre Kompany, pai do antigo jogador e treinador Vincent Kompany - cujo clube, Bayern Munique, continua a fazer publicidade ao país africano.
Pierre é membro do partido no poder belga, Les Engagés, e aos 77 anos protagonizou um momento emocionante na última sessão do Parlamento belga. Após a aprovação de uma resolução que condena o Ruanda pelo apoio à milícia rebelde M23, responsável por pilhagens, ataques e abusos no leste do vizinho Congo, Pierre Kompany subiu ao pódio.
Originário do Congo, Kompany pai emocionou-se enquanto condenava o Ruanda pelas violações dos direitos humanos no seu país natal, atrocidades confirmadas inclusive por relatórios da ONU. «Este é o dia em que apagamos slogans como 'Visite o Ruanda'!», exclamou o político.
Acontece que o slogan pode ser visto em vários estádios pela Europa, tendo patrocínio no PSG, Arsenal e Bayern... onde o treinador é o seu filho...
Pierre Kompany: «Visitem o Congo, não o Ruanda»
📽️✨ Un vote historique, une voix unie pour la RDC 🇨🇩
— Pierre Kompany (@PierreKompany) February 28, 2025
à l’UNANIMITÉ, notre Parlement a adopté la résolution portée par mon collègue et ami, @BenoitLutgen et moi-même, sur la situation dramatique à l’Est de la RDC.
🔥 Un message puissant de solidarité envers les victimes des… pic.twitter.com/AwxKVMNAcW
Pierre Kompany exige medidas drásticas. «O Ruanda tem de pôr fim à sua interferência, retirar as suas tropas e respeitar a integridade territorial da República Democrática do Congo. A União Europeia tem de agir imediatamente», disse, deixando um novo slogan: «Visitem o Congo, não o Ruanda.»
Bayern em contacto com o MNE
Vincent Kompany também expressou a sua solidariedade para com o povo congolês: «O meu pai nasceu no leste do Congo. A minha avó vem de Bukavu, na região de Kivu, no leste do Congo. O meu desejo é que as pessoas possam voltar para as suas casas, que possam ter uma vida tranquila. O meu coração é 100% congolês. Os meus pensamentos e desejos vão para as pessoas que sofrem neste momento.»
E a reação do Bayern? «Estamos em contacto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e vamos então tratar da questão em detalhe, após o que discutiremos os próximos passos a tomar», afirmou o diretor executivo dos bávaros, Jan-Christian Dreesen, citado pelo jornal Bild. Recentemente os adeptos colocaram uma tarja no estádio: «Assistir com indiferença ao que se passa vai contra os valores do Bayern.»
Pai e filho juntos na chegada a Munique em abril de 2024:
Servus, Vincent Kompany! 🇧🇪
— Sarah Wieczorek (@sarahowever_) May 29, 2024
The new bayern coach and his father Pierre arrived in Munich.@SkySport_Ben @SkySportDE pic.twitter.com/F9lWxrF9YE