Adeptos do Boavista (Foto: Boavista)
Adeptos do Boavista (Foto: Boavista)

Oficial: já se sabe quem vai substituir o Boavista na Liga 2

Belenenses ainda teve esperança de ser premiado com a subida da Liga 3, mas presidente da Liga informa que será a Oliveirense (que tinha descido) a permanecer no segundo escalão

O Belenenses ainda teve alguma esperança de que ter sido o terceiro da Liga 3 (e ter disputado o play-off, que perdeu para o Paços de Ferreira) lhe valesse o lugar deixado vago pelo Boavista na Liga 2, mas o presidente da Liga, Reinaldo Teixeira, confirmou esta sexta-feira que será a Oliveirense, penúltima do segundo escalão em 2024/2025 a substitutuir os axadrezados que, recorde-se, por não cumprirem os requisitos regulamentares exigidos, falharam a inscrição nas ligas profissionais para a época 2025/2026.

Foi no final da Assembleia-Geral (AG) da Liga, que decorreu no Porto, que o dirigente lamentou a situação do clube do Bessa, que terminou a época transata num dos lugares de descida do primeiro escalão, mas não conseguiu cumprir os requisitos exigidos para competir na Liga 2.

«É com tristeza que vemos qualquer sociedade desportiva não ficar nas condições que ganhou por direito próprio dentro do campo. Por isso, estamos tristes com todos aqueles que desceram, mas, como compreendem, esta é a casa dos clubes e compete-lhe respeitar os regulamentos que foram aprovados em sede de AG e ratificados na Federação Portuguesa de Futebol (FPF)», afirmou Reinaldo Teixeira.

O presidente da Liga assegurou, ainda, que «o Boavista tentou com grande empenho cumprir os critérios de inscrição, mas não o conseguiu dentro do prazo limite», que terminou à meia-noite de quarta-feira.

«O Boavista, infelizmente, não cumpriu, apesar de nós testemunharmos que estiveram muito empenhados e fizeram um grande esforço para o conseguirem e obterem o que é necessário para se inscreverem. Lamentamos e desejamos que todos aqueles que desceram, não só o Boavista, regressem rapidamente às competições profissionais», continuou.

Reinaldo Teixeira explicou, também, que o convite à Oliveirense foi efetuado segundo os regulamentos. «O normal é convidar, de acordo com as regras, a equipa que ficou logo abaixo da última equipa que se manteve no escalão. A Oliveirense já foi convidada e houve diálogos. A partir do momento em que não foram conseguidos os requisitos para que o Boavista se mantivesse, houve diálogos no dia seguinte e os serviços encetaram o que é normal. Agora, cabe à Oliveirense honrar as suas condições», concluiu.

Sugestão de vídeo: